15 anos de Academia de Viagens: um sonho que virou realidade
Há 15 anos, Patricia Thomas e Viviânne Martins fundavam a Academia de Viagens Corporativas, em São Paulo
Há 15 anos, Patricia Thomas e Viviânne Martins fundavam a Academia de Viagens Corporativas, em São Paulo. Referência em consultoria no mercado de viagens e eventos corporativos, de lá para cá, criaram metodologias, ministraram dezenas de cursos e realizaram uma série de eventos em um País carente desse tipo de serviço e assessoria. Hoje, colhem os frutos e se preparam para, cada vez mais, lançar novidades e projetos inovadores.
Confira a seguir o bate-papo com as sócias-fundadoras e saiba mais como foi o surgimento da Academia de Viagens e quais os próximos planos das empreendedoras.
REVISTA PANROTAS – Como tudo começou?
PATRICIA THOMAS – Dois anos depois de fundar a Alagev, Vivi e eu entendemos que queríamos mudar o mercado de travel, não somente por meio do associativismo (juntar toda a cadeia produtiva), mas também desenvolver e profissionalizar o mercado.
Os profissionais não tinham onde aprender. Na época, nós éramos clientes, eu na Cargill e ela na Bayer, ambas na área de compras, e como sempre estávamos envolvidas em novos projetos e testes piloto com novos produtos e tecnologia na área de viagens, viramos referência e frequentemente éramos contatadas para benchmarking. No início eram apenas cursos que ministrávamos aos finais de semana e à noite.
Para se ter uma ideia, nosso primeiro curso lotou em 24 horas e o título era: “Como atender o cliente corporativo”. Hoje, depois de 12 anos em que nos dedicamos inteiramente a este negócio, a Academia de Viagens Corporativas se posiciona como uma empresa de inteligência e projetos na área de Viagens e Mice.
RP - Como funciona essa parceria de vocês? Afinal, é quase um casamento.
VIVIÂNNE MARTINS – Verdade. Uma parceria de sucesso e que funciona muito bem. Uma cria, a outra executa. Uma pensa, a outra complementa. É mais que um casamento, é uma simbiose. Mas o mais importante é que as duas têm na veia a vontade constante de aprender, desaprender e reaprender, estamos sempre muito abertas para o novo.
O tempo todo antenadas para saber o que está acontecendo no mundo, gostamos de assumir riscos e apostar em tendências, esse é nosso DNA. O relacionamento que temos globalmente também é um de nossos diferenciais. Transitamos por mercados que são referência nesta área, Estados Unidos e Europa. Nossos eventos refletem muito isso, sempre trazemos novos formatos, com design inovador, pensados para proporcionar muita interação, sempre com muito conteúdo, é claro.
RP – Vocês têm uma metodologia com marca registrada. Que metodologia é essa?
PATRICIA – É a metodologia dos 4Ps, que criamos para ajudar clientes e fornecedores a entenderem e organizar seu Programa de Viagens, desenhar estratégia de gestão se for o cliente, ou de venda se for o fornecedor. São eles: Perfil (da empresa, do negócio, do viajante); Política de experiência de viagens; Programa de parcerias; e Procedimentos e tecnologia aplicada. Temos inclusive um livro pautado nessa metodologia, que está sempre se renovando com desenvolvimento da indústria.
Nesta crise pela qual estamos passando, os gestores terão de analisar o impacto no negócio da empresa, quais as necessidades de cada unidade, qual será a demanda da companhia, quais fornecedores poderão atendê-los de forma segura, qual tecnologia pode ajudar, como estará a oferta e, sem dúvida, criar novas regras e novos procedimentos com base nas lições aprendidas. Com a metodologia dos 4Ps, é muito mais fácil organizar esse racional. Fazemos muitas consultorias dessa forma e os resultados são excelentes, com oportunidade de economia e melhoria nos processos.
RP – Além dos cursos e eventos, que já são conhecidos, como Summit e Abroad, conte um pouco sobre os outros projetos que a Academia faz.
VIVIÂNNE – Nossa, fazemos tanta coisa. Costumamos dizer que trabalhamos na dor do cliente, agência de viagens ou fornecedor e, assim, criamos produtos, projetos e consultorias personalizadas. Já fizemos projeto de meios de pagamento desenvolvendo especialistas de mercado para incentivar a venda de cartão corporativo, temos sessões de design thinking com clientes para desenvolvimento de produtos, estamos agora desenvolvendo dois white papers, um sobre gestão end to end, com a SAP Concur, e outro sobre Mice, com o RioGaleao.
Organizamos viagens técnicas para clientes para eventos internacionais, a PANROTAS sempre participa com a gente. Fazemos design/ conteúdo para eventos, como foi o caso do Lacte por 13 anos, o evento da Costa Brava e vários outros personalizados para falar de destino, produto etc.
RP – O que vem por aí?
VIVIÂNNE – Bastante coisa legal. Encaramos esta crise de frente e decidimos criar produtos/serviços com o que sempre foi nosso propósito: desenvolver talentos e pessoas. Explicando melhor, porque estamos preocupadas em atualizar aqueles profissionais que foram afetados pela crise e ampará-los como pessoas na questão de saúde mental. Tenho me desenvolvido nessa área e durante a quarentena fizemos várias rodas de conversa sobre medo, transformação, propósito etc.
Voltando aos produtos, além de nossos eventos, como o Abroad, que faremos em oito cidades no Brasil, Colômbia e México entre o segundo semestre de 2020 e o primeiro de 2021. Agora no começo de maio teremos um evento inédito: o I Festival Internacional On-line de Viagens e Eventos Corporativos. Serão cinco terças-feiras, com palestrantes internacionais renomados, com conteúdo inédito, falando sobre as previsões para essa indústria do mercado que mais tem dados e estudos, os Estados Unidos.
Sobre eventos corporativos acreditamos que o mais importante será como os profissionais precisarão desenvolver novas competências e habilidades para se encaixar em novos modelos. Vai ser incrível.
RP – E a novidade, a Academia de Talentos, o que é?
PATRICIA – Essa é uma unidade de negócio da Academia, que agora estamos repaginando. Já fizemos muitos projetos legais, como Jovens Universitários, que formava estudantes de Turismo para ingressar no mercado de travel já com emprego garantido. Agora vamos fazer match entre os profissionais que acreditamos que precisam se renovar e as empresas que, com certeza ao retomarem, precisarão de profissionais.
Estamos criando também junto com uma galera de RH vários produtos de desenvolvimento de competências e habilidades. Queremos ajudar as pessoas a serem mais felizes e entenderem que poderão sair melhores desta crise. Pois tudo é uma questão de escolha. Estamos a todo vapor nesse projeto.
ACADEMIA EM NÚMEROS
+ 2,5 mil horas de conteúdo
+ 120 parceiros envolvidos
Confira a seguir o bate-papo com as sócias-fundadoras e saiba mais como foi o surgimento da Academia de Viagens e quais os próximos planos das empreendedoras.
REVISTA PANROTAS – Como tudo começou?
PATRICIA THOMAS – Dois anos depois de fundar a Alagev, Vivi e eu entendemos que queríamos mudar o mercado de travel, não somente por meio do associativismo (juntar toda a cadeia produtiva), mas também desenvolver e profissionalizar o mercado.
Os profissionais não tinham onde aprender. Na época, nós éramos clientes, eu na Cargill e ela na Bayer, ambas na área de compras, e como sempre estávamos envolvidas em novos projetos e testes piloto com novos produtos e tecnologia na área de viagens, viramos referência e frequentemente éramos contatadas para benchmarking. No início eram apenas cursos que ministrávamos aos finais de semana e à noite.
Para se ter uma ideia, nosso primeiro curso lotou em 24 horas e o título era: “Como atender o cliente corporativo”. Hoje, depois de 12 anos em que nos dedicamos inteiramente a este negócio, a Academia de Viagens Corporativas se posiciona como uma empresa de inteligência e projetos na área de Viagens e Mice.
RP - Como funciona essa parceria de vocês? Afinal, é quase um casamento.
VIVIÂNNE MARTINS – Verdade. Uma parceria de sucesso e que funciona muito bem. Uma cria, a outra executa. Uma pensa, a outra complementa. É mais que um casamento, é uma simbiose. Mas o mais importante é que as duas têm na veia a vontade constante de aprender, desaprender e reaprender, estamos sempre muito abertas para o novo.
O tempo todo antenadas para saber o que está acontecendo no mundo, gostamos de assumir riscos e apostar em tendências, esse é nosso DNA. O relacionamento que temos globalmente também é um de nossos diferenciais. Transitamos por mercados que são referência nesta área, Estados Unidos e Europa. Nossos eventos refletem muito isso, sempre trazemos novos formatos, com design inovador, pensados para proporcionar muita interação, sempre com muito conteúdo, é claro.
RP – Vocês têm uma metodologia com marca registrada. Que metodologia é essa?
PATRICIA – É a metodologia dos 4Ps, que criamos para ajudar clientes e fornecedores a entenderem e organizar seu Programa de Viagens, desenhar estratégia de gestão se for o cliente, ou de venda se for o fornecedor. São eles: Perfil (da empresa, do negócio, do viajante); Política de experiência de viagens; Programa de parcerias; e Procedimentos e tecnologia aplicada. Temos inclusive um livro pautado nessa metodologia, que está sempre se renovando com desenvolvimento da indústria.
Nesta crise pela qual estamos passando, os gestores terão de analisar o impacto no negócio da empresa, quais as necessidades de cada unidade, qual será a demanda da companhia, quais fornecedores poderão atendê-los de forma segura, qual tecnologia pode ajudar, como estará a oferta e, sem dúvida, criar novas regras e novos procedimentos com base nas lições aprendidas. Com a metodologia dos 4Ps, é muito mais fácil organizar esse racional. Fazemos muitas consultorias dessa forma e os resultados são excelentes, com oportunidade de economia e melhoria nos processos.
RP – Além dos cursos e eventos, que já são conhecidos, como Summit e Abroad, conte um pouco sobre os outros projetos que a Academia faz.
VIVIÂNNE – Nossa, fazemos tanta coisa. Costumamos dizer que trabalhamos na dor do cliente, agência de viagens ou fornecedor e, assim, criamos produtos, projetos e consultorias personalizadas. Já fizemos projeto de meios de pagamento desenvolvendo especialistas de mercado para incentivar a venda de cartão corporativo, temos sessões de design thinking com clientes para desenvolvimento de produtos, estamos agora desenvolvendo dois white papers, um sobre gestão end to end, com a SAP Concur, e outro sobre Mice, com o RioGaleao.
Organizamos viagens técnicas para clientes para eventos internacionais, a PANROTAS sempre participa com a gente. Fazemos design/ conteúdo para eventos, como foi o caso do Lacte por 13 anos, o evento da Costa Brava e vários outros personalizados para falar de destino, produto etc.
RP – O que vem por aí?
VIVIÂNNE – Bastante coisa legal. Encaramos esta crise de frente e decidimos criar produtos/serviços com o que sempre foi nosso propósito: desenvolver talentos e pessoas. Explicando melhor, porque estamos preocupadas em atualizar aqueles profissionais que foram afetados pela crise e ampará-los como pessoas na questão de saúde mental. Tenho me desenvolvido nessa área e durante a quarentena fizemos várias rodas de conversa sobre medo, transformação, propósito etc.
Voltando aos produtos, além de nossos eventos, como o Abroad, que faremos em oito cidades no Brasil, Colômbia e México entre o segundo semestre de 2020 e o primeiro de 2021. Agora no começo de maio teremos um evento inédito: o I Festival Internacional On-line de Viagens e Eventos Corporativos. Serão cinco terças-feiras, com palestrantes internacionais renomados, com conteúdo inédito, falando sobre as previsões para essa indústria do mercado que mais tem dados e estudos, os Estados Unidos.
Sobre eventos corporativos acreditamos que o mais importante será como os profissionais precisarão desenvolver novas competências e habilidades para se encaixar em novos modelos. Vai ser incrível.
RP – E a novidade, a Academia de Talentos, o que é?
PATRICIA – Essa é uma unidade de negócio da Academia, que agora estamos repaginando. Já fizemos muitos projetos legais, como Jovens Universitários, que formava estudantes de Turismo para ingressar no mercado de travel já com emprego garantido. Agora vamos fazer match entre os profissionais que acreditamos que precisam se renovar e as empresas que, com certeza ao retomarem, precisarão de profissionais.
Estamos criando também junto com uma galera de RH vários produtos de desenvolvimento de competências e habilidades. Queremos ajudar as pessoas a serem mais felizes e entenderem que poderão sair melhores desta crise. Pois tudo é uma questão de escolha. Estamos a todo vapor nesse projeto.
ACADEMIA EM NÚMEROS
- 52 turmas de gestão de viagens e eventos corporativos
+ 2,5 mil horas de conteúdo
- 117 edições de Abroad (10 anos de roadshow) no Brasil e América latina
+ 120 parceiros envolvidos
- + 100 projetos personalizados (Summits, Lactes, Consultorias, Design thinking, Mentoria, CEO Shadow, Whitepapers, Pesquisas)