Associação europeia dá dura resposta a hoteleiros
Associação de serviços e tecnologia em viagens europeia responde à alegação de suposto oligopólio "Expedia -Booking.com" feitas por associação comercial de hotéis e restaurantes
Os hotéis da Europa deviam considerar os esforços feitos pelas OTAs no marketplace antes de detonar o sistema. Esta foi a dura resposta da ETTSA, a associação de serviços e tecnologia em viagens europeia, em resposta ao posicionamento da Hotrec, associação comercial de hotéis e restaurantes locais, sobre um aparente oligopólio de mercado por parte da Expedia e Booking.com.
A ETTSA, que inclui marcas como Expedia, Hotels.com e Venere entre seus membros - e nenhum do grupo Priceline -, disse que os hoteleiros vão "evidentemente dizer que a distribuição deles é muito cara, mas essa premissa não deveria fundamentar a introdução de uma paridade tarifária apertada".
Os membros da Hotrec defendem que não viram qualquer aumento na concorrência ou mudança nos níveis de comissão como resultado das cláusulas de paridade mais apertada nos últimos 12 meses.
Ainda assim, a ETTSA aconselha os hotéis a "olhar para o todo".
"A distribuição não vem de graça - OTAs fazem altos investimentos em marketing e inovação tecnológica, além dos serviços de suporte ao cliente para atrair consumidores no mundo todo a favor dos hotéis". E ainda: "Ouvir é de graça, e a comissão dos hotéis paga quando uma transação verdadeira feita é um custo efetivo no sentido de remunerar as OTAs pelo investimento feito".
Por fim, a entidade disse que os hotéis estão livres para darem seus preços e disponibilidades em qualquer canal de distribuição indireto, uma vez que agora não há mais obstáculos estruturais na concorrência em termos de níveis de comissão.
A ETTSA frisa que as preocupações deveriam se voltar às regras de concorrência e não à legislação. "A introdução de uma paridade apertada de taxa tem sido considerada, tanto por órgãos independentes quanto agências reguladoras europeias, a melhor solução para se chegar a um preço competitivo e saudável no mercado de distribuição indireta de hotéis, ao passo que também dá passe livre aos hoteleiros".