Karina Cedeño   |   30/04/2024 16:57

Show da Madonna faz empresas evitarem Rio para viagens a trabalho

Compra de passagens para a semana do show caiu 61% em comparação com o mesmo período do ano passado


Divulgação
Luiz Moura, cofundador da Voll
Luiz Moura, cofundador da Voll

Desde que Madonna confirmou o show da The Celebration Tour, que celebra seus 40 anos de carreira, no dia 4 de maio no Rio de Janeiro, o País inteiro viu o preço de passagens subir e as hospedagens esgotarem na cidade. Enquanto os fãs da diva pop tentam chegar ao destino para curtir a apresentação gratuita, as empresas fazem o movimento contrário: estão evitando viagens corporativas para o Rio na semana do evento. Levantamento realizado pela Voll com base em 700 mil usuários de sua plataforma mostra que as compras de passagens aéreas e rodoviárias para a semana caíram 61% em comparação com o mesmo período de 2023.

Os dados são referentes a viagens partindo de todo o Brasil com destino ao Rio de Janeiro e apenas de viajantes corporativos. Para o cofundador da Voll e conselheiro de Turismo da FecomercioSP, Luiz Moura, as empresas que adotaram essa estratégia estão priorizando a economia. “Shows internacionais sempre afetam a demanda e os preços das passagens. Vimos isso acontecer em novembro de 2023, com apresentações disputadas, como da cantora Taylor Swift e do grupo RBD. Nessas situações, o melhor é evitar o destino e adiar os encontros comerciais. Quem se planejou para as viagens a trabalho e comprou no início do ano, com certeza saiu na vantagem”, reforça.

Moura explica, ainda, que o movimento atual é diferente do usual, já que “em semanas de feriado, o que costumamos ver é um aumento de viagens corporativas, em que os profissionais estendem a viagem para curtir a cidade, ainda mais uma com tantas atrações turísticas como o Rio de Janeiro. Então, com a aproximação do dia do trabalhador em 1º de maio, o comum seria ver um aumento de compras de passagens aéreas e rodoviárias, de modo que fossem feitas reuniões e participassem de eventos a trabalho e depois ficassem para o fim de semana ou feriado”, ressalta.

No caso, algumas empresas até estimulam que os colaboradores estendam a viagem, tanto para que ela não seja cansativa e possam curtir as paisagens e os pontos turísticos quanto para aumentar o network.

Tópicos relacionados