Medellín aposta em aumento de brasileiros após Narcos
O Medellín CVB realizou nesta quinta (14) dois treinamentos para agentes em São Paulo, um voltado para o trade, e outro para o segmento Mice; aumento de brasileiros na cidade é aposta, e investimentos no País devem continuar
Os números ainda não são tão altos. Cerca de nove mil brasileiros passaram em 2016 por Medellín, a segunda maior cidade da Colômbia, e a terceira em número de visitantes, atrás das populares Bogotá e Cartagena. O argumento do Medellín CVB para investir no Brasil, porém, é exatamente uma mudança neste panorama.
O número de turistas brasileiros na Colômbia aumentou 6,6% no ano passado segundo o responsável pela promoção turística da cidade colombiana, Moises Vitola Fadul. Durante todo este ano, ele aponta, o crescimento foi registrado "mês a mês, mantendo-se sempre no top 6 de visitantes na cidade, ao contrário de outros grandes mercados que enviam turistas para Medellín, que tiveram um decréscimo". "Também vimos um grande aumento no número de reservas para os próximos meses e para o ano que vem, e isso nos dá maior confiança e vontade de investir forte no mercado brasileiro", acrescentou.
O primeiro passo para uma maior entrada no Brasil foi dado na manhã desta quinta, em treinamento para cerca de 50 agentes realizado em São Paulo, além de outros encontros e negociações com agências e operadoras que aconteceram durante a semana. O objetivo, segundo Vitola, é incluir Medellín no circuito de interesse turístico da Colômbia. "Sabemos que é difícil alguém ir para lá apenas para conhecer nossa cidade, mas queremos que o trade brasileiro, assim como o cliente final, sinta que valha a pena passar por Medellín em uma viagem à Colômbia, somando-se a Cartagena e Bogotá, por exemplo, como cidades a serem conhecidas no país em um único roteiro", explicou o executivo de Promoções. "Um dado interessante que descobrimos é que embora Medellín continue atrás em quesito de visitantes, é a cidade onde os turistas mais voltam, mostrando que quem conhece, gosta".
SÉRIES INFLUENCIAM NOVAMENTE
Além do destaque dado à moda, compras e museus, Moises Vitola acredita que um dos influenciadores para o crescimento de brasileiros em Medellín seja a influência de séries e novelas que se passam na cidade, motivo que vem sendo repetido como um grande motivadores de viagens.
"Narcos, por exemplo, é um fenômeno de audiência no Brasil e inclusive conta com um grande ator do País como protagonista, e isso acendeu a curiosidade dos brasileiros para a cidade", exemplifica o executivo do Medellín CVB, antes de fazer uma ressalva: "É ótimo para nós, pois atrai muitos brasileiros para cá, mas o que queremos também é mostrar como a cidade evoluiu desde o tempo em que se passa a série, da violência para a segurança, tranquilidade e desenvolvimento de atividades e lazer".
CONECTIVIDADE E HOTELARIA
Questionado quanto a ambos, Vitola fez questão de afirmar que a cidade é bem abastada nos dois quesitos. "Podemos não ter uma ligação direta com o Brasil, mas com 25 frequências semanais da Avianca para Bogotá, voos com conexão podem levar e trazer turistas de uma série de cidades brasileiras que a companhia atinge, como Fortaleza, Rio de Janeiro e São Paulo", explica. Vale lembrar que a Avianca Holdings acabou de anunciar um segundo voo diário entre Guarulhos (SP) e Bogotá, e a Avianca Brasil deve lançar em breve voos de Salvador e Recife para a capital colombiana.
Quanto a hotelaria, o executivo de Medellín destacou a chegada de seis redes renomadas de hotéis neste semestre e em 2018. "A chegada dsses grupos, entre eles Hilton e Marriot, vai aumentar em 3,8 mil o número de quartos disponíveis na cidade, somando aos cerca de 15 mil já existentes. Temos que apresentar esses dados e números, além das atrações turísticas, para que o trade e os viajantes confiem na capacidade de Medellín de ser uma ótima anfitriã", finalizou.
MICE EM DESTAQUE
Um segundo evento do Medellín CVB acontecerá na tarde desta quinta, mas com outro foco: o mercado de eventos de Medellín. Comandado pela executiva de Promoção de eventos corporativos da entidade, Ana María Cano Pérez, será um treinamento para agentes voltados para o segmento corporativo. "Queremos mostrar que Medellín não só está pronto, como já recebeu uma série de grandes eventos nos últimos anos", conta, exemplificando com a Assembléia Geral da Organização Mundial do Turismo (2015) e o Fórum Econômico Mundial para a América Latina (2016).
Os dados da International Congress & Convention Association (Icca) também confirmam o crescimento da cidade no setor. Os números, segundo o Medellín CVB, mostram um aumento de 320% em número de eventos internacionais realizados na cidade em nove anos. "A inauguração de hotéis de grandes redes devem ajudar ainda mais no crescimento do setor", complementa Ana María.
No Brasil, dois focos. O primeiro é apresentar a infraestrutura presente em Medellín, "desconhecida por muitos", para assim captar eventos. "Um destaque que procuramos é nas áreas farmacêuticas e de medicina, que podem ser frutos de grandes eventos promovidos na cidade", conta a executiva. O segundo é mostrar como eventos em Medellín podem ser acompanhados de experiências na cidade, o chamado bleisure. "Temos que oferecer algo diferente. Se for apenas um evento, qualquer salão de convenções serve, em São Paulo ou na Colômbia. Queremos mostrar o por que vale a pena realizar eventos em Medellín, não apenas mostrando a infraestrutura, que é boa, mas também a cidade como um todo, seus atrativos culturais, as compras, os festivais que acontecem durante o ano. Não dá pra dividir os eventos do prazer de se estar lá".
Por fim, o "excelente" custo benefício da cidade é um argumento para superar outros destinos do país. "Em Medellín tudo tem um preço mais razoável, desde as compras até o mercado de eventos, exatamente por não estar tão nos holofotes quanto cidades como Bogotá e Cartagena. Custos mais baixos e bons atrativos são dois argumentos que teremos para captar eventos no Brasil", finalizou Ana María Cano Pérez.
O número de turistas brasileiros na Colômbia aumentou 6,6% no ano passado segundo o responsável pela promoção turística da cidade colombiana, Moises Vitola Fadul. Durante todo este ano, ele aponta, o crescimento foi registrado "mês a mês, mantendo-se sempre no top 6 de visitantes na cidade, ao contrário de outros grandes mercados que enviam turistas para Medellín, que tiveram um decréscimo". "Também vimos um grande aumento no número de reservas para os próximos meses e para o ano que vem, e isso nos dá maior confiança e vontade de investir forte no mercado brasileiro", acrescentou.
O primeiro passo para uma maior entrada no Brasil foi dado na manhã desta quinta, em treinamento para cerca de 50 agentes realizado em São Paulo, além de outros encontros e negociações com agências e operadoras que aconteceram durante a semana. O objetivo, segundo Vitola, é incluir Medellín no circuito de interesse turístico da Colômbia. "Sabemos que é difícil alguém ir para lá apenas para conhecer nossa cidade, mas queremos que o trade brasileiro, assim como o cliente final, sinta que valha a pena passar por Medellín em uma viagem à Colômbia, somando-se a Cartagena e Bogotá, por exemplo, como cidades a serem conhecidas no país em um único roteiro", explicou o executivo de Promoções. "Um dado interessante que descobrimos é que embora Medellín continue atrás em quesito de visitantes, é a cidade onde os turistas mais voltam, mostrando que quem conhece, gosta".
SÉRIES INFLUENCIAM NOVAMENTE
Além do destaque dado à moda, compras e museus, Moises Vitola acredita que um dos influenciadores para o crescimento de brasileiros em Medellín seja a influência de séries e novelas que se passam na cidade, motivo que vem sendo repetido como um grande motivadores de viagens.
"Narcos, por exemplo, é um fenômeno de audiência no Brasil e inclusive conta com um grande ator do País como protagonista, e isso acendeu a curiosidade dos brasileiros para a cidade", exemplifica o executivo do Medellín CVB, antes de fazer uma ressalva: "É ótimo para nós, pois atrai muitos brasileiros para cá, mas o que queremos também é mostrar como a cidade evoluiu desde o tempo em que se passa a série, da violência para a segurança, tranquilidade e desenvolvimento de atividades e lazer".
CONECTIVIDADE E HOTELARIA
Questionado quanto a ambos, Vitola fez questão de afirmar que a cidade é bem abastada nos dois quesitos. "Podemos não ter uma ligação direta com o Brasil, mas com 25 frequências semanais da Avianca para Bogotá, voos com conexão podem levar e trazer turistas de uma série de cidades brasileiras que a companhia atinge, como Fortaleza, Rio de Janeiro e São Paulo", explica. Vale lembrar que a Avianca Holdings acabou de anunciar um segundo voo diário entre Guarulhos (SP) e Bogotá, e a Avianca Brasil deve lançar em breve voos de Salvador e Recife para a capital colombiana.
Quanto a hotelaria, o executivo de Medellín destacou a chegada de seis redes renomadas de hotéis neste semestre e em 2018. "A chegada dsses grupos, entre eles Hilton e Marriot, vai aumentar em 3,8 mil o número de quartos disponíveis na cidade, somando aos cerca de 15 mil já existentes. Temos que apresentar esses dados e números, além das atrações turísticas, para que o trade e os viajantes confiem na capacidade de Medellín de ser uma ótima anfitriã", finalizou.
MICE EM DESTAQUE
Um segundo evento do Medellín CVB acontecerá na tarde desta quinta, mas com outro foco: o mercado de eventos de Medellín. Comandado pela executiva de Promoção de eventos corporativos da entidade, Ana María Cano Pérez, será um treinamento para agentes voltados para o segmento corporativo. "Queremos mostrar que Medellín não só está pronto, como já recebeu uma série de grandes eventos nos últimos anos", conta, exemplificando com a Assembléia Geral da Organização Mundial do Turismo (2015) e o Fórum Econômico Mundial para a América Latina (2016).
Os dados da International Congress & Convention Association (Icca) também confirmam o crescimento da cidade no setor. Os números, segundo o Medellín CVB, mostram um aumento de 320% em número de eventos internacionais realizados na cidade em nove anos. "A inauguração de hotéis de grandes redes devem ajudar ainda mais no crescimento do setor", complementa Ana María.
No Brasil, dois focos. O primeiro é apresentar a infraestrutura presente em Medellín, "desconhecida por muitos", para assim captar eventos. "Um destaque que procuramos é nas áreas farmacêuticas e de medicina, que podem ser frutos de grandes eventos promovidos na cidade", conta a executiva. O segundo é mostrar como eventos em Medellín podem ser acompanhados de experiências na cidade, o chamado bleisure. "Temos que oferecer algo diferente. Se for apenas um evento, qualquer salão de convenções serve, em São Paulo ou na Colômbia. Queremos mostrar o por que vale a pena realizar eventos em Medellín, não apenas mostrando a infraestrutura, que é boa, mas também a cidade como um todo, seus atrativos culturais, as compras, os festivais que acontecem durante o ano. Não dá pra dividir os eventos do prazer de se estar lá".
Por fim, o "excelente" custo benefício da cidade é um argumento para superar outros destinos do país. "Em Medellín tudo tem um preço mais razoável, desde as compras até o mercado de eventos, exatamente por não estar tão nos holofotes quanto cidades como Bogotá e Cartagena. Custos mais baixos e bons atrativos são dois argumentos que teremos para captar eventos no Brasil", finalizou Ana María Cano Pérez.