Beatrice Teizen   |   11/05/2017 13:32

Os benefícios para empresas e destinos que se relacionam

Ter uma marca ou empresa promovendo um destino turístico é um diferencial competitivo para divulgar as potencialidades do local.

Divulgação/SXSW
Unindo feira de tecnologia, shows musicais e apresentações cinematográficas, os festivais SXSW movimentam a cidade de Austin, nos Estados Unidos, geralmente no mês de março
Unindo feira de tecnologia, shows musicais e apresentações cinematográficas, os festivais SXSW movimentam a cidade de Austin, nos Estados Unidos, geralmente no mês de março

A relação de marcas com destinos turísticos não é algo novo. Com a globalização e as viagens internacionais se multiplicando, empresas querem se aproveitar da fama de lugares muito visitados, assim como os próprios locais se beneficiam de ter em seu teritório marcas icônicas, sejam elas próprias do setor de viagens, como hotéis tradicionais e opções de entretenimento, ou de outros segmentos. Mas esse é também um processo um tanto complexo, pois a decisão sobre o que visitar, onde, como e o valor de investimento são apenas alguns dos fatores que influenciam os viajantes.

Além disso, para poder promover um local, é necessário para uma marca conhecê-lo muito bem, saber de todos os seus potenciais e como unir os valores do destino aos seus próprios. “Quanto mais próximo e enriquecedor for o relacionamento entre os promotores do destino e parceiros de venda, melhor para ambos”, afirma o diretor da agência de promoção e eventos corporativos Bem+, Nico Prochaska.

O destino em questão, com o apoio de corporações e marcas, passa a ser mais atrativo, mas todos na relação são beneficiados pela geração de negócios. Toda uma cadeia de consumo potencial é estimulada, como atrativos culturais, museus, parques, atividades esportivas e até o folclore do local. “A comunicação é um meio imprescindível na divulgação de um destino. O networking é uma das melhores maneiras de promoção. A geração de proximidade deve ser traduzida em relacionamento apoiado pela qualidade das informações e dos materiais disponibilizados”, conta Prochaska.

Um meio interessante e crescente de promover um local é a realização de eventos. Algumas cidades, como Austin, nos Estados Unidos, por exemplo, têm poucos atrativos naturais, mas recepciona um importantíssimo acontecimento que trata de diversos assuntos relacionados à cultura e tecnologia: os festivais SXSW (South by Southwest), que unem eventos de inovação, cinema, música e entretenimento na cidade texana.

Fairmont Monte-Carlo
Marco do esporte internacional, o GP de Mônaco é um dos vários acontecimentos que movimentam o principado francês
Marco do esporte internacional, o GP de Mônaco é um dos vários acontecimentos que movimentam o principado francês

PARCERIA VANTAJOSA
Em outros casos, a união acontece de forma mais natural. Destinos tradicionais, como Mônaco, representam valores há muito arraigados e interessantes para viajantes, sendo por isso atrativo para eventos como o Grande Prêmio de Fórmula 1, o torneio Master Series de tênis e outros mais. Da mesma forma, a ligação de Orlando com o Walt Disney World é intrínseca na mente de todo viajante. Em todos esses casos, quando a marca ou o destino investe em melhorias, o outro também é beneficiado.

Como lembra o publicitário e CEO da agência Urban Summers, Alê Guidini, para atrair grandes eventos, os destinos emergentes passam a se adaptar e a construir atrações, enquanto os mais tradicionais precisam se atualizar para não ficar parados no tempo. “O que eu percebo é que muitas vezes as empresas que promovem os eventos buscam cidades e destinos que são interessantes pelo não só pelo que têm de infraestrutura, mas também pelos atrativos locais”, comenta.

Seja qual for o caso, ter uma marca ou empresa que promove direta ou indiretamente um destino turístico constituem um diferencial competitivo para divulgar as potencialidades do local. Nesta relação, ambas as partes se beneficiam. O turismo na área gera uma série de negócios para o destino e a companhia que o promove tem seu nome reconhecido.

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