Alitalia está fora de joint venture entre Delta e seus parceiros
A Alitalia faz parte do pacto imunizado da Air France, KLM e Delta desde 2010
A Alitalia está fora da extensão de joint venture entre a Delta e seus parceiros Air France, KLM e Virgin Atlantic Airways. A aérea italiana não foi incluída no pedido de extensão apresentado pelas empresas às autoridades dos Estados Unidos na sexta-feira (20).
"Embora as partes esperem implementar uma cooperação com a Alitalia no futuro, a aérea italiana está passando por reestruturações e sua futura situação é incerta", afirmam os requerentes no pedido enviado ao Departamento de Transporte dos Estados Unidos.
A Alitalia faz parte do pacto imunizado da Air France, KLM e Delta desde 2010. As participantes anunciaram planos para consolidar seus acordos separados de joint venture (entre Air France, Delta e KLM, e Delta e Virgin Atlantic) em um único acordo cobrindo o mercado transatlântico em julho deste ano. Na época os executivos disseram que a Alitalia seria incluída na parceria, no entanto, nenhum dos gestores da empresa italiana participou de eventos de mídia e seus hubs ficaram de fora do material promocional inicial.
As parceiras mencionadas operaram pouco mais de um quarto da capacidade transatlântica durante o ano fiscal que termina este mês, segundo dados do Flight Global. A inclusão da aérea italiana aumentou a participação em menos de um ponto percentual.
Os sócios alegam que a nova joint venture combinada, que lhes permitirá coordenar conjuntamente cronogramas, tarifas, marketing e outros aspectos comerciais, gerará US$ 85 milhões em benefícios anuais para os viajantes. Dessa forma, a Delta e seus parceiros dão continuidade a seu histórico de adicionar novas rotas e aumentar a capacidade transatlântica sob suas joint ventures separadas, continuando a fazê-lo sob um acordo consolidado.
Por exemplo, a Delta e a Air France recentemente adicionaram serviço entre Indianápolis e o aeroporto Paris Charles de Gaulle, bem como aumentaram a capacidade entre Los Angeles (EUA) e Amsterdã e Paris. Delta e Virgin Atlantic adicionaram novos serviços entre Londres Heathrow e Seattle (EUA), e Manchester e São Francisco (EUA), entre outras mudanças na rede.
A joint venture entre American Airlines, British Airways, Iberia e Finnair domina o mercado entre o Reino Unido e os Estados Unidos, o que a Delta e seus parceiros afirmam que serão capazes de combater trabalhando juntos. As aéreas afirmam ainda que poderiam dar uma resposta competitiva mais eficaz às transportadoras de baixo custo, como a Norwegian e a Wow, com uma parceria conjunta.
Delta, Air France, KLM e Virgin Atlantic não forneceram um cronograma para a aprovação da parceria, que deve também passar por autoridades na Europa e no Reino Unido.
"Embora as partes esperem implementar uma cooperação com a Alitalia no futuro, a aérea italiana está passando por reestruturações e sua futura situação é incerta", afirmam os requerentes no pedido enviado ao Departamento de Transporte dos Estados Unidos.
A Alitalia faz parte do pacto imunizado da Air France, KLM e Delta desde 2010. As participantes anunciaram planos para consolidar seus acordos separados de joint venture (entre Air France, Delta e KLM, e Delta e Virgin Atlantic) em um único acordo cobrindo o mercado transatlântico em julho deste ano. Na época os executivos disseram que a Alitalia seria incluída na parceria, no entanto, nenhum dos gestores da empresa italiana participou de eventos de mídia e seus hubs ficaram de fora do material promocional inicial.
As parceiras mencionadas operaram pouco mais de um quarto da capacidade transatlântica durante o ano fiscal que termina este mês, segundo dados do Flight Global. A inclusão da aérea italiana aumentou a participação em menos de um ponto percentual.
Os sócios alegam que a nova joint venture combinada, que lhes permitirá coordenar conjuntamente cronogramas, tarifas, marketing e outros aspectos comerciais, gerará US$ 85 milhões em benefícios anuais para os viajantes. Dessa forma, a Delta e seus parceiros dão continuidade a seu histórico de adicionar novas rotas e aumentar a capacidade transatlântica sob suas joint ventures separadas, continuando a fazê-lo sob um acordo consolidado.
Por exemplo, a Delta e a Air France recentemente adicionaram serviço entre Indianápolis e o aeroporto Paris Charles de Gaulle, bem como aumentaram a capacidade entre Los Angeles (EUA) e Amsterdã e Paris. Delta e Virgin Atlantic adicionaram novos serviços entre Londres Heathrow e Seattle (EUA), e Manchester e São Francisco (EUA), entre outras mudanças na rede.
A joint venture entre American Airlines, British Airways, Iberia e Finnair domina o mercado entre o Reino Unido e os Estados Unidos, o que a Delta e seus parceiros afirmam que serão capazes de combater trabalhando juntos. As aéreas afirmam ainda que poderiam dar uma resposta competitiva mais eficaz às transportadoras de baixo custo, como a Norwegian e a Wow, com uma parceria conjunta.
Delta, Air France, KLM e Virgin Atlantic não forneceram um cronograma para a aprovação da parceria, que deve também passar por autoridades na Europa e no Reino Unido.
*Fonte: Flight Global