KLM é 1ª aérea a aderir a plataforma business do WhatsApp
Nova plataforma ainda está em programa piloto, e deve garantir confiabilidade de contas de empresas no Whatsapp para os clientes; conheça
Ainda em fase de testes e com apenas algumas poucas contas cadastradas, a nova plataforma do Whatsapp para empresas, nomeada WhatsApp Business Platform, acaba de receber sua primeira companhia aérea como cliente: a holandesa KLM.
Segundo o anúncio, feito pela própria aérea, através da nova funcionalidade, a empresa poderá comunicar aos clientes todas as informações necessárias para se pegar um voo, como a confirmação de reserva, notificação de check-in, o bilhete de embarque e as atualizações do status do voo, tudo por meio do app. Além disso, a conta da KLM poderá receber perguntas dos clientes no mundo todo, com respostas em 10 idiomas diferentes. O serviço está disponível para clientes que reservam seus bilhetes ou fazem check-in via site da KLM, e selecionam a opção de para receber informações via Whatsapp.
A nova plataforma businessdo Whatsapp, ainda em programa piloto, estaria implementada em um número limitado de empresas e apenas em alguns países, mas sua disponibilidade deve ser ampliada nas próximas semanas. Na nova funcionalidade, a conta empresarial cadastrada no Whatsapp recebe um tipo de certificado da rede social, garantindo aos clientes a confiabilidade do contato.
"Estou muito orgulhoso de que a KLM seja a primeira companhia aérea do mundo com uma conta de Whatsapp verificada. Esta parceria representa nossa posição como pioneira da aviação", afirmou opresidente e CEO da KLM, Pieter Elber.
"Queremos estar onde estão os nossos clientes, e considerando o um bilhão de usuários da rede, você deve estar no Whatsapp. Com uma conta certificada, oferecemos aos nossos clientes em todo o mundo uma maneira confiável de receber suas informações de voo e fazer perguntas, 24 horas por dia. Este é realmente um importante passo na nossa estratégia de mídia social", acrescentou o presidente da companhia.
O diretor das mídias sociais da KLM, Karlijn Vogel-Meijer, explica que a adição da plataforma Whatsapp é apenas mais uma maneira de os clientes chegarem à companhia aérea, seguindo a estratégia da KLM de "estar em todos os lugares em que seus clientes estão", ao invés de forçá-los a utilizarem uma plataforma específica para se comunicar com a empresa.
As respostas automatizadas, porém, devem ser utilizadas, ao menos em parte. "Algumas perguntas são muito diretas e muito simples, então talvez possamos automatizar essas. Não podemos continuar a adicionar mais e mais agentes", explicou Vogel-Meijer, acrescentando que já conta com cerca de 250 agentes para a tarefa.
Além do serviço no Whatsapp, a KLM oferecer serviços ao cliente no Twitter, Linkedin, Facebook e Facebook Messenger, serviços do WeChat e também no Kakao Talk, da Coréia do Sul.
Segundo o anúncio, feito pela própria aérea, através da nova funcionalidade, a empresa poderá comunicar aos clientes todas as informações necessárias para se pegar um voo, como a confirmação de reserva, notificação de check-in, o bilhete de embarque e as atualizações do status do voo, tudo por meio do app. Além disso, a conta da KLM poderá receber perguntas dos clientes no mundo todo, com respostas em 10 idiomas diferentes. O serviço está disponível para clientes que reservam seus bilhetes ou fazem check-in via site da KLM, e selecionam a opção de para receber informações via Whatsapp.
A nova plataforma businessdo Whatsapp, ainda em programa piloto, estaria implementada em um número limitado de empresas e apenas em alguns países, mas sua disponibilidade deve ser ampliada nas próximas semanas. Na nova funcionalidade, a conta empresarial cadastrada no Whatsapp recebe um tipo de certificado da rede social, garantindo aos clientes a confiabilidade do contato.
"Estou muito orgulhoso de que a KLM seja a primeira companhia aérea do mundo com uma conta de Whatsapp verificada. Esta parceria representa nossa posição como pioneira da aviação", afirmou opresidente e CEO da KLM, Pieter Elber.
"Queremos estar onde estão os nossos clientes, e considerando o um bilhão de usuários da rede, você deve estar no Whatsapp. Com uma conta certificada, oferecemos aos nossos clientes em todo o mundo uma maneira confiável de receber suas informações de voo e fazer perguntas, 24 horas por dia. Este é realmente um importante passo na nossa estratégia de mídia social", acrescentou o presidente da companhia.
O diretor das mídias sociais da KLM, Karlijn Vogel-Meijer, explica que a adição da plataforma Whatsapp é apenas mais uma maneira de os clientes chegarem à companhia aérea, seguindo a estratégia da KLM de "estar em todos os lugares em que seus clientes estão", ao invés de forçá-los a utilizarem uma plataforma específica para se comunicar com a empresa.
As respostas automatizadas, porém, devem ser utilizadas, ao menos em parte. "Algumas perguntas são muito diretas e muito simples, então talvez possamos automatizar essas. Não podemos continuar a adicionar mais e mais agentes", explicou Vogel-Meijer, acrescentando que já conta com cerca de 250 agentes para a tarefa.
Além do serviço no Whatsapp, a KLM oferecer serviços ao cliente no Twitter, Linkedin, Facebook e Facebook Messenger, serviços do WeChat e também no Kakao Talk, da Coréia do Sul.