Enriqueça seu paladar com a gastronomia diversificada da Tunísia
Chás, azeites, vinhos, tâmaras ou harissas, o destino também traz um toque árabe em sua culinária
Não há uma grande viagem sem uma grande gastronomia. E nesse quesito a Tunísia é especialista. A base da culinária local são as comidas mediterrâneas – peixes, polvos, saladas e vegetais. O toque árabe adiciona cuscuz, arroz com especiarias e pão ázimo típico.
Assim como a geografia, o cardápio muda de acordo com a parte do país em que o viajante está. Mas alguns itens são onipresentes por toda Tunísia:
Azeite de oliva
Talvez essa informação te surpreenda, mas a Tunísia é o maior produtor mundial de azeite. Com mais de um milhão de oliveiras, o país produz um azeite de baixa acidez, que é exportado para o mundo todo. Inclusive para outros países produtores, que reembalam e revendem para terceiros.
Tâmaras
A deliciosa frutinha marrom das palmeiras do deserto está sempre à mão e à disposição, não importa em que parte da Tunísia você esteja. São mais de oito milhões de tamareiras espalhadas por todos os cantos, o que garante uma produção constante – e saborosa.
Harissa
Essa especiaria local, de cor avermelhada, é a queridinha dos tunisianos. Geralmente é consumida em forma de uma pasta que, de longe, pode lembrar ketchup ou massa de tomate. Mas cuidado: a harissa normalmente é picante e os mais afoitos podem precisar de um copo de leite para neutralizar seus efeitos.
Vinho
Como país mediterrâneo, a Tunísia tem clima favorável para a produção de uvas e vinhos, com dias quentes e noites frescas. E o vinho da Tunísia, se não é famoso, é sim um produto de boa qualidade. Como é pouco exportado, a melhor chance de prová-lo é durante uma viagem ao país.
Chás
Embora se encontre um bom café em todo o país, a Tunísia tem uma tradição em degustar chás. Normalmente chás escuros, servidos quentes ou frios, que podem ser incrementados com ervas aromáticas ou com outros complementos, como pinoli. Uma experiência imperdível é entrar em um estabelecimento tradicional, sentar nos tapetes e almofadas, e tomar um típico chá tunisiano.