Rodrigo Vieira   |   04/04/2022 16:35
Atualizada em 04/04/2022 16:46

WTM Latin America deve se consagrar como a feira da retomada

A WTM Latin America terá mais de 500 expositores de 33 países, além de programas de capacitação



A edição especial da Revista PANROTAS com a lista dos melhores distribuidores de viagens já está no ar. Além da premiação dos Melhores do Turismo, a edição apresenta reportagens especiais sobre tendências no Turismo, artigos sobre diversidade e novidades da WTM Latin America. A matéria a seguir é parte integrante da edição 1.514.

Confira na íntegra


PANROTAS / Emerson Souza
Simon Mayle, diretor da WTM Latin America
Simon Mayle, diretor da WTM Latin America
A WTM Latin America entra em sua edição 2022 com o potencial de ser uma daquelas referências na linha histórica da crise. É a primeira grande feira no País com um sentimento mais otimista de que o pior da pandemia já passou, a ômicron foi controlada e após a OMS estabelecer um plano para saída de fase emergencial da pandemia.

A cada grande feira que voltou, sobretudo no ano passado, uma mensagem era sentida pelo trade. A primeira, dos protocolos; a segunda, da vacina; a terceira, do happy hour liberado; e assim em diante.

A mais provável marca da WTM Latin America será "a do internacional". O diretor do evento, Simon Mayle, diz que sua equipe concentrou esforços em conversar com os principais parceiros do evento, grandes expositores e compradores, para fazer um compilado de suas ideias e colocá-las em prática para o Expo Center Norte.

"A força internacional da feira foi uma resposta consensual", afirma Simon Mayle. Ele revela toda uma ansiedade dos expositores estrangeiros em levar as novidades desde o isolamento aos compradores brasileiros. Não à toa, uma semana antes de começar o evento, havia 27% mais agentes de viagens pré-inscritos em comparação com o mesmo período de 2019.

"Para facilitar essa troca, ambas as partes estão buscando amplamente as reuniões pré-agendadas, que otimizam as agendas e proporcionam mais produtividade. Mais de 4,3 mil reuniões foram pré-marcadas uma semana antes do início da feira e este número continua subindo. A WTM é uma marca internacional, tem experiência em otimizar os encontros mais adequados a cada tipo de perfil", completa o diretor do evento.

Argentina, Barbados, Chile, Colômbia, Egito, Estados Unidos, Israel, Itália, Maldivas, México, Peru, Portugal, República Dominicana, Tailândia e Uruguai são alguns dos países que trazem destinos e produtos de fora do Brasil a São Paulo.

Contudo, em tempo de câmbio desfavorável, oferta de voos ainda reduzida e tíquete médio alto para viagens ao Exterior, Estados, cidades e empresas no Brasil também veem a WTM Latin America como um terreno fértil. Vêm à feira destaques como Minas Gerais e sua capital, Blumenau, Búzios (RJ). Ilhabela (SP), Minas Gerais, Paraty (RJ), Porto Seguro (BA), Rio de Janeiro (capital), Rio Grande do Sul e Rota das Emoções, alguns dos destaques mencionados pela diretoria.

Mayle também confirma a participação de 54 compradores internacionais de 14 países, dentro do programa de Hosted Buyers, além da pré-inscrição de mais de 900 profissionais que têm poder de decisão e compõem o WTM Buyer’s Club. Já o programa Agente na Estrada trará 550 agentes de viagens de todos os Estados brasileiros para o evento.

Além da área de exposições, o diretor Simon Mayle e a gerente de Vendas da feira para Brasil e América Latina, Bianca Pizzolito, destacam outro aspecto que faz da WTM Latin America um dos mais relevantes encontros do setor: a programação de capacitação. São mais de 55 atividades, entre palestras, painéis com experts da indústria, rodadas de negócios e capacitações de destinos. Este ano o foco está em três pilares - Diversidade & Inclusão, Turismo Responsável e Tecnologia.

PANROTAS / Emerson Souza
A WTM Latin America terá mais de 500 expositores de 33 países, além de programas de capacitação
A WTM Latin America terá mais de 500 expositores de 33 países, além de programas de capacitação
Simon Mayle reforça o tom de otimismo que reverbera do mercado com a proximidade do evento. “Os resultados vêm superando as nossas expectativas, o que é um excelente sinal de retomada do mercado de Viagens e Turismo”, comemora o executivo, acrescentando dados de mercado que corroboram para essa visão otimista. Os números da GRU Airport, administradora do maior aeroporto do País, mostram crescimento na movimentação de passageiros (+47%), nos embarques nacionais (+20%) e internacionais (+280%) em fevereiro de 2022, na comparação com o mesmo mês de 2021.

Com foco em outbound, a área de operadoras já tinha 32 dos 42 estandes ocupados uma semana antes do evento. Bianca Pizzolito reforça a participação das principais locadoras de veículos e do segmento de hotelaria. "Ambas participam em peso, tanto entre as grandes redes globais quanto entre os empreendimentos inde- pendentes", afirma.

A Resorts Brasil também tem espaço reservado e levará a oferta de seus 52 resorts associados ao pavilhão. “No contato direto com os expositores é nítida essa onda de otimismo e esperança, o que traz bons ares para a indústria do turismo”, defende.

A feira ainda promete experiências imersivas, gastronômicas e espaços para promover networking e uma estrutura tecnológica para que os mais de 500 expositores de 33 países façam negócios de qualidade e torne o Expo Center Norte no "Pavilhão da Retomada".

"Para nós, assumir esse título é uma grande responsabilidade porque não se trata, exclusivamente, da nossa retomada presencial. Ele também trata da retomada de eventos de grande porte na América Latina, conectando nossa região ao mundo e o mundo à nossa região. E foi pensando neste conjunto de informações que fomos assertivos em escolher uma edição inspirada no mote 'A Magia Está de Volta'."

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados