WTM Latin America deve se consagrar como a feira da retomada
A WTM Latin America terá mais de 500 expositores de 33 países, além de programas de capacitação
A edição especial da Revista PANROTAS com a lista dos melhores distribuidores de viagens já está no ar. Além da premiação dos Melhores do Turismo, a edição apresenta reportagens especiais sobre tendências no Turismo, artigos sobre diversidade e novidades da WTM Latin America. A matéria a seguir é parte integrante da edição 1.514.
Confira na íntegra
A WTM Latin America entra em sua edição 2022 com o potencial de ser uma daquelas referências na linha histórica da crise. É a primeira grande feira no País com um sentimento mais otimista de que o pior da pandemia já passou, a ômicron foi controlada e após a OMS estabelecer um plano para saída de fase emergencial da pandemia.
A cada grande feira que voltou, sobretudo no ano passado, uma mensagem era sentida pelo trade. A primeira, dos protocolos; a segunda, da vacina; a terceira, do happy hour liberado; e assim em diante.
A mais provável marca da WTM Latin America será "a do internacional". O diretor do evento, Simon Mayle, diz que sua equipe concentrou esforços em conversar com os principais parceiros do evento, grandes expositores e compradores, para fazer um compilado de suas ideias e colocá-las em prática para o Expo Center Norte.
"A força internacional da feira foi uma resposta consensual", afirma Simon Mayle. Ele revela toda uma ansiedade dos expositores estrangeiros em levar as novidades desde o isolamento aos compradores brasileiros. Não à toa, uma semana antes de começar o evento, havia 27% mais agentes de viagens pré-inscritos em comparação com o mesmo período de 2019.
"Para facilitar essa troca, ambas as partes estão buscando amplamente as reuniões pré-agendadas, que otimizam as agendas e proporcionam mais produtividade. Mais de 4,3 mil reuniões foram pré-marcadas uma semana antes do início da feira e este número continua subindo. A WTM é uma marca internacional, tem experiência em otimizar os encontros mais adequados a cada tipo de perfil", completa o diretor do evento.
Argentina, Barbados, Chile, Colômbia, Egito, Estados Unidos, Israel, Itália, Maldivas, México, Peru, Portugal, República Dominicana, Tailândia e Uruguai são alguns dos países que trazem destinos e produtos de fora do Brasil a São Paulo.
Contudo, em tempo de câmbio desfavorável, oferta de voos ainda reduzida e tíquete médio alto para viagens ao Exterior, Estados, cidades e empresas no Brasil também veem a WTM Latin America como um terreno fértil. Vêm à feira destaques como Minas Gerais e sua capital, Blumenau, Búzios (RJ). Ilhabela (SP), Minas Gerais, Paraty (RJ), Porto Seguro (BA), Rio de Janeiro (capital), Rio Grande do Sul e Rota das Emoções, alguns dos destaques mencionados pela diretoria.
Mayle também confirma a participação de 54 compradores internacionais de 14 países, dentro do programa de Hosted Buyers, além da pré-inscrição de mais de 900 profissionais que têm poder de decisão e compõem o WTM Buyer’s Club. Já o programa Agente na Estrada trará 550 agentes de viagens de todos os Estados brasileiros para o evento.
Além da área de exposições, o diretor Simon Mayle e a gerente de Vendas da feira para Brasil e América Latina, Bianca Pizzolito, destacam outro aspecto que faz da WTM Latin America um dos mais relevantes encontros do setor: a programação de capacitação. São mais de 55 atividades, entre palestras, painéis com experts da indústria, rodadas de negócios e capacitações de destinos. Este ano o foco está em três pilares - Diversidade & Inclusão, Turismo Responsável e Tecnologia.
Simon Mayle reforça o tom de otimismo que reverbera do mercado com a proximidade do evento. “Os resultados vêm superando as nossas expectativas, o que é um excelente sinal de retomada do mercado de Viagens e Turismo”, comemora o executivo, acrescentando dados de mercado que corroboram para essa visão otimista. Os números da GRU Airport, administradora do maior aeroporto do País, mostram crescimento na movimentação de passageiros (+47%), nos embarques nacionais (+20%) e internacionais (+280%) em fevereiro de 2022, na comparação com o mesmo mês de 2021.
Com foco em outbound, a área de operadoras já tinha 32 dos 42 estandes ocupados uma semana antes do evento. Bianca Pizzolito reforça a participação das principais locadoras de veículos e do segmento de hotelaria. "Ambas participam em peso, tanto entre as grandes redes globais quanto entre os empreendimentos inde- pendentes", afirma.
A Resorts Brasil também tem espaço reservado e levará a oferta de seus 52 resorts associados ao pavilhão. “No contato direto com os expositores é nítida essa onda de otimismo e esperança, o que traz bons ares para a indústria do turismo”, defende.
A feira ainda promete experiências imersivas, gastronômicas e espaços para promover networking e uma estrutura tecnológica para que os mais de 500 expositores de 33 países façam negócios de qualidade e torne o Expo Center Norte no "Pavilhão da Retomada".
"Para nós, assumir esse título é uma grande responsabilidade porque não se trata, exclusivamente, da nossa retomada presencial. Ele também trata da retomada de eventos de grande porte na América Latina, conectando nossa região ao mundo e o mundo à nossa região. E foi pensando neste conjunto de informações que fomos assertivos em escolher uma edição inspirada no mote 'A Magia Está de Volta'."