Litoral Norte de SP cancela eventos e impõe restrições no final de ano
Saiba o que as cidades estão fazendo para garantir a segurança dos turistas
As cinco cidades integrantes do Circuito Litoral Norte de São Paulo - Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba – anunciaram que vão reforçar as medidas e protocolos para a temporada de verão. Segundo o consórcio turístico, com o objetivo de garantir saúde e segurança de visitantes e moradores, os municípios seguem praticando os protocolos de segurança e saúde recomendados pelos órgãos oficiais, assim como as orientações do Ministério Público para garantir a flexibilização segura.
“O Circuito Litoral Norte vem permitindo a conversa e interação das administrações municipais para que possam avaliar as melhores estratégias e pensem em soluções complementares para o turismo na região. O sistema de saúde divide o Estado em sistemas muito amplos, que muitas vezes não refletem a realidade da Região Turística desses municípios, por isso, é importante que a avaliação parta de cada administração municipal”, ressalta o secretário-executivo do consórcio turístico, Gustavo Monteiro.
Bertioga
Bertioga, que já tem seus índices de combate ao coronavírus entre os melhores do litoral, irá seguir as orientações do Governo do Estado relativas à fase amarela e manterá os protocolos sanitários já determinados pela Prefeitura. Segundo o secretário de Turismo, Esporte e Cultura, Ney Carlos da Rocha, a Prefeitura tem trabalhado incessantemente para a proteção da saúde de todos em Bertioga, sem esquecer as necessidades do comércio e, entre as mais recentes decisões, estão os cancelamentos das atividades das temporadas de Natal e Verão e a suspensão das autorizações de entrada de ônibus e vans de Turismo.
Caraguatatuba
Caraguatatuba não vai realizar queima de fogos no Réveillon neste ano, tampouco os shows de verão, como vinha fazendo todos os anos. “Em respeito ao decreto e à pandemia, nós focaremos em ações de conscientização e fiscalização para que todos cumpram os protocolos sanitários, podendo nos mantermos como um destino seguro e responsável. Manteremos as autorizações de ônibus e vans apenas para rede hoteleira regular com comprovada hospedagem mínima de dois dias”, diz a secretária de Turismo de Caraguatatuba, Maria Fernanda Galter Reis.
lhabela
Os eventos festivos de fim de ano em Ilhabela, previstos no calendário oficial de eventos, estão cancelados. Durante o período, serão reforçadas a fiscalização e a orientação em relação aos protocolos de segurança na cidade. O município também não emitirá alvará para eventos em área pública, como festas e shows. As autorizações já expedidas ficam imediatamente revogadas. Serão permitidos apenas eventos sociais em espaços que têm alvará de funcionamento padrão, desde que respeitem os protocolos sanitários, como a ocupação máxima de 40% da capacidade, lugares marcados nas mesas e sem pista de dança. Para manter a retomada da economia, a balsa permanecerá aberta durante o período de fim de ano.
São Sebastião
Em São Sebastião, os estabelecimentos comerciais deverão manter os protocolos municipais já previstos desde o início da pandemia e disponíveis no site da Prefeitura. De acordo com a secretária de Turismo, Adriana Balbo, a mudança será focada nas tradicionais festas de fim de ano. “São Sebastião não terá festas públicas, nem fogos ou shows com DJs; também não serão autorizadas festas de Réveillon em casas de shows. Vans e ônibus de Turismo de um dia estão autorizados, desde que fiquem na praia do Balneário dos Trabalhadores, que tem estrutura de banheiros, quiosque, quadra e estacionamento, ou em hotéis e pousadas que recebam e tenham estrutura regularizada para esses visitantes. Os protocolos que já estavam acontecendo com o comércio, restaurantes, bares, hotéis e pousadas vão ser mantidos. Não vai haver nenhuma nova restrição”, afirma.
Ubatuba
Manteve os mesmos critérios do decreto anterior, com restrição somente para as áreas comuns dos hotéis, restaurantes e bares. Segue evitando aglomerações e levando em consideração as medidas do Plano São Paulo. Além disso, as festas também não são permitidas na cidade, e os eventos especiais devem ser analisados pelo Comitê de Crise da cidade, para serem avaliados de acordo com os protocolos.