Da Redação   |   09/01/2023 09:00
Atualizada em 10/01/2023 11:53

Como seremos melhores em 2023?

Dentro do Turismo de luxo, podemos ir longe e pensar em inspiradoras ações de grande impacto

Por Marina Gouvêa

Divulgação
A virada de um ano para outro é sempre um convite para olharmos atentamente para quem somos, fomos e queremos ser. E não apenas pessoalmente, individualmente, mas também coletivamente: quem queremos ser como conjunto de cidadãos, como empresa, como mercado de Turismo? Desde 2020, o mundo nos olha nos olhos de maneira mais transparente, trazendo por vezes perguntas desconfortáveis, mas essenciais – de que modo você e eu, de que modo a sua empresa e a minha, podemos ser melhores do que já fomos? Por meio de quais posicionamentos e atitudes nos colocaremos no mundo e faremos a nossa parte por um planeta mais saudável?

Dentro do Turismo de luxo, podemos ir longe e pensar em inspiradoras ações de grande impacto, como a rede Six Senses doando incubadoras a recém-nascidos ou a Singita alimentando milhares de crianças. Mas, também podemos olhar para dentro “de casa” e pensarmos no que podemos fazer aqui, agora e com os recursos que já temos. Nem só de grandes transformações se constrói um novo mundo, aliás, ao contrário – é a construção de uma base consciente e conscientizadora, de tijolo em tijolo, que pode nos levar além. Então, que tal considerar algumas das ações da lista abaixo para colocar em ação no ano que começa agora, dentro da sua própria empresa?

  • Apoiar instituições sociais: doação de alimentos, itens escolares, vestimentas, brinquedos. Se o recurso financeiro não estiver disponível, há outro item precioso que pode ser doado: o tempo. É possível convidar toda a equipe a participar de uma ação de entrega de alimentos a pessoas em situação de rua, a visitar um abrigo para ler histórias a crianças... as necessidades e possibilidades são infinitas.

  • Focar na sustentabilidade. De evitar o uso de papel a adotar a reciclagem, de compensar o carbono da empresa a plantar árvores com as próprias mãos. Em que momento está a sua empresa? Na PRIMETOUR, somos Carbon Free e doamos uma muda de árvore nativa brasileira a cada passagem aérea internacional emitida.

  • Podemos criar um ambiente de trabalho mais justo por meio de ações afirmativas: equidade de gênero, abertura à diversidade de identidade e orientação sexual, ações antirracistas. Talvez uma campanha interna? Uma estratégia para garantir uma busca ativa que permita conhecer candidatos mais diversos às vagas que forem abertas?

  • Como agentes de viagens, somos influenciadores de clientes e podemos participar de um esforço de conscientização junto a eles. Que tal ter uma lista das cias aéreas mais ecológicas (como a United Airlines que, com projetos que envolvem combustível sustentável, motores de hidrogênio e aviões elétricos, pretende se tornar 100% green até 2050)?

  • Uma listagem de hotéis conscientes, para informar ao viajante sobre suas opções no destino que vai visitar? Já são tantas as redes que têm ações eco e socialmente conscientes sem abrir mão da excelência... E uma pessoa que se hospeda nesses locais está, a seu modo, apoiando essas ações. Por exemplo, podemos propor hotéis Soneva, uma das redes mais atuantes no turismo sustentável, sabendo que o cliente que lá se hospedar estará em um local que concilia reabilitação de corais a villas over-water sobre uma lagoa turquesa...

Nada a perder, tudo a ganhar. Podemos, no próprio dia a dia da empresa, contribuir para que as viagens sejam mais sustentáveis. Sempre há algo que podemos fazer, sempre há um passo que podemos dar. E nada como um ano novo em folha para começarmos, ou recomeçarmos, essa caminhada. Está alinhado com esses valores? Entre em contato conosco. Juntos, nosso alcance é maior. Feliz Ano Novo!

Divulgação

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados