Vendas da Abracorp no 1º trimestre recuam 12,1%
Assim que tomou posse, o novo presidente da Abracorp, Rubens Schwartzmann, divulgou o resultado das vendas e movimentação financeira do primeiro trimestre de 2016.

Assim que tomou posse, o novo presidente da Abracorp, Rubens Schwartzmann, divulgou o resultado das vendas e movimentação financeira do primeiro trimestre de 2016. A somatória dos segmentos da pesquisa apresentou o resultado financeiro de R$ 2,3 bilhões em vendas, um recuo de 12,1% se comparado com o mesmo período do ano passado, quando as vendas da associação chegaram a R$ 2,7 bilhões.
O principal recuo observado foi no segmento de transfers, que caiu 28,2% e registrou R$ 3,7 milhões em vendas. Serviços, hotelaria internacional e aéreo doméstico também recuaram 21%, 16,3% e 13,9%, respectivamente. Em termos de volume financeiro, o maior percentual de participação da movimentação geral de negócios do mercado de viagens corporativas ficou com o aéreo doméstico (37,4%), aéreo internacional (30,3%) e hotelaria nacional (18,5%).
“O primeiro trimestre foi impactado com o pessimismo econômico, iniciado no segundo semestre do ano passado, e que ganhou força nos primeiros meses de 2016. Nossa expectativa é que o segundo trimestre apresente resultados melhores”, disse o novo presidente da entidade. Segundo ele, a projeção se dá com base nas redefinições políticas em curso, que já melhoraram o otimismo dos empresariados e investidores.
Segmento | Vendas 1T16 | Variação (%) |
Aéreo Doméstico | R$ 892.549.078 | -13,9% |
Aéreo Inter | R$ 722.664.738 | -11,1% |
Hotelaria nac | R$ 442.135.227 | -8,6% |
Hotelaria Inter | R$ 95.657.338 | -16,3% |
Locação | R$ 49.137.892 | -2,3% |
Transfers | R$ 3.752.248 | -28,2% |
Eventos | R$ 106.958.814 | -8,4% |
Serviços | R$ 73.515.935 | -21,1% |
Total | R$ 2.386.371.269 | -12,1% |
As vendas detalhadas por fornecedores serão apresentadas pela entidade nos próximos dias.
POSSE DA NOVA DIRETORIA
Junto com a divulgação dos resultados, a Abracorp também definiu também o Conselho de Administração para o próximo biênio. Além de Rubens, escolhido para comandar a entidade, permanecem Carlos Prado (Tour House) como vice-presidente, e Luis Vabo (Solid), como conselheiro. Com eles, quatro novos nomes foram escolhidos, são eles: Affonso Nina (CWT), Brunno Bernardes (Hostway), Duda Vasconcellos (Kontik), e Sérgio Linares (BK21).
"Ainda não nos reunimos, acabamos de ser eleitos. O que posso adiantar é que vamos refazer nosso planejamento estratégico e trabalhar nos ajustes do mercado. Nossa intenção é proteger o agente de viagens corporativos de um cenário onde os nossos fornecedores também são nossos concorrentes", disse Rubens. "Um dos nossos pilares será a educação executiva. Vamos trabalhar para aperfeiçoar os conhecimentos dos nossos associados e prepará-los para um novo momento da economia", completou Prado.
Sobre os comentários nas notícias da PANROTAS, importante mencionar que todos eles passam por uma mediação prévia. Os comentários não são publicados imediatamente e não há garantia de publicação. Estimulamos toda e qualquer manifestação que tenha relação com o contexto da matéria, que encoraje o debate, complemente a informação e traga pontos de vistas diferentes.