Abracorp: aéreo recua 7,3% entre outubro e novembro
Conforme adiantado na Convenção Abracorp no início do mês, a entidade realizou uma pesquisa de vendas extraordinária focada nos meses de outubro e novembro, exclusivamente para segmento aéreo.
Conforme adiantado na Convenção Abracorp no início do mês, a entidade realizou uma pesquisa de vendas extraordinária focada nos meses de outubro e novembro, exclusivamente para segmento aéreo. O objetivo da ação é de obter uma visão mais clara e real das tendências do mercado, impacto da crise econômica do País e da alta do dólar no volume de trabalho das TMC´s associadas.
O estudo apontou, de outubro para novembro, recuo de 7,3% nas transações aéreas domésticas e queda de 10% no volume faturado. No internacional, a queda no período foi ainda maior, de 16,2%. Notou-se que as maiores quedas ocorreram nas viagens para a Área 2 (Europa e Oriente Médio), onde as companhias aéreas europeias apresentaram maior redução.
Em janeiro de 2016, a Abracorp realizará a sua pesquisa de vendas anual, contemplando todos os setores como hotelaria e locação, dentre outros resta-nos aguardar para analisarmos como foi o cenário de 2015”, adianta o diretor executivo da entidade, Gervásio Tanabe (foto).
Mesmo com a redução generalizada, com queda de 4,5% em transações e 5,3% no faturamento, nesse mês a Gol atingiu a liderança no mercado doméstico, tanto em bilhetes emitidos como em faturamento. A Tam continua na liderança do mercado internacional, mas viu o faturamento encolher 19,5% de outubro para novembro
O faturamento do aéreo doméstico foi sentido principalmente pela Tam e pela Avianca Brasil, que registraram uma queda de 15,4% e 14,1%. A Azul caiu 8,3% e a Gol 5,3%. Em relação aos bilhetes emitidos, a Gol liderou com 33,9%, seguido por Tam (30,8%), Azul (23,3%) e Avianca (10,9%). No aéreo internacional, as maiores reduções de faturamento foram da British/Iberia (-28,8%), Delta (-28,7%) e Lufthansa/Swiss (-25,6%).
O estudo apontou, de outubro para novembro, recuo de 7,3% nas transações aéreas domésticas e queda de 10% no volume faturado. No internacional, a queda no período foi ainda maior, de 16,2%. Notou-se que as maiores quedas ocorreram nas viagens para a Área 2 (Europa e Oriente Médio), onde as companhias aéreas europeias apresentaram maior redução.
Em janeiro de 2016, a Abracorp realizará a sua pesquisa de vendas anual, contemplando todos os setores como hotelaria e locação, dentre outros resta-nos aguardar para analisarmos como foi o cenário de 2015”, adianta o diretor executivo da entidade, Gervásio Tanabe (foto).
Mesmo com a redução generalizada, com queda de 4,5% em transações e 5,3% no faturamento, nesse mês a Gol atingiu a liderança no mercado doméstico, tanto em bilhetes emitidos como em faturamento. A Tam continua na liderança do mercado internacional, mas viu o faturamento encolher 19,5% de outubro para novembro
O faturamento do aéreo doméstico foi sentido principalmente pela Tam e pela Avianca Brasil, que registraram uma queda de 15,4% e 14,1%. A Azul caiu 8,3% e a Gol 5,3%. Em relação aos bilhetes emitidos, a Gol liderou com 33,9%, seguido por Tam (30,8%), Azul (23,3%) e Avianca (10,9%). No aéreo internacional, as maiores reduções de faturamento foram da British/Iberia (-28,8%), Delta (-28,7%) e Lufthansa/Swiss (-25,6%).