Construtora CR Almeida implanta sistema Totvs Reserve
O sistema Totvs Reserve acaba de ser implantado na CR Almeida S/A, grupo formado por 35 empresas de engenharia e construções, com atuação diversificada em concessões de rodovias, logística integrada, construção pesada e indústria química
O sistema Totvs Reserve acaba de ser implantado na CR Almeida S/A, grupo formado por 35 empresas de engenharia e construções, com atuação diversificada em concessões de rodovias, logística integrada, construção pesada e indústria química.
"Fruto da parceria entre a Totvs, maior empresa de tecnologia da América Latina, e o Reserve, líder brasileiro em sistemas de gestão de despesas e viagens corporativas, o Totvs Reserve é o sistema formado pela integração nativa do Reserve Travel Manager com os ERPs da Totvs", explica Danilo Gonçalves, diretor de Negócios do Reserve. "A CR Almeida adquiriu o Totvs Reserve integrado à sua licença Protheus, sistema de gestão financeira top de mercado em seu segmento", completou.
Através da implantação do sistema, os colaboradores da CR Almeida utilizam os recursos de atendimento, reservas e gestão de viagens corporativas do Reserve, de forma integrada com o sistema financeiro da construtora.
"As vantagens da integração nativa residem no fluxo de processos, sem obstáculos ou interrupções, entre os dois sistemas", esclarece Douglas Vivian, diretor de Serviços e Parcerias da Totvs. "Assim, Reserve e Totvs funcionam como um sistema único e isso significa uma tremenda vantagem em termos de eficácia operacional", complementa.
A implantação e o treinamento foram liderados por Marcos Feijó, Coordenador de TI, e Lisiane Cabral, analista de sistemas da CR Almeida, que participaram de todas as etapas juntamente com Emmanuelle Cardoso, gerente de Negócios do Reserve e Adriano Barros, da Congonhas Travel, agência de gestão de viagens corporativas que atende ao grupo, além da equipe de implantação da Totvs.
Para melhor aderência do sistema junto às equipes envolvidas em sua operação, os treinamentos foram realizados no escritório da CR Almeida em São Paulo, além de “in loco” em alguns dos principais canteiros de obras, como a Linha 5 do Metrô de São Paulo, o Estaleiro Jurong no Espírito Santo, e o Consórcio Serra do Mar, em Cubatão.
“A implantação do Totvs Reserve na CR Almeida representa um movimento disruptivo na gestão de despesas e viagens corporativas em grandes empresas”, comentou Luís Vabo, VP executivo do Reserve. “Inovação tecnológica movida pelo mercado consumidor, neste caso uma grande empresa antenada com as melhores práticas e visão de futuro”, completou.
Confira entrevista com o coordenador geral do Centro de Serviços Compartilhados do Grupo CR Almeida, Rogério Carvalho.
PORTAL PANROTAS - O que motivou a CR Almeida a investir em um sistema de gestão de viagens?
Rogério Carvalho - Como qualquer outra grande empresa, a CR Almeida tem um nível elevado de despesas com viagens, em especial nos últimos dois anos. Até então tínhamos dificuldades em disciplinar nossos profissionais para o uso mais racional de bilhetes e estadias. As pessoas simplesmente se esqueciam de solicitar com antecedência e em geral não tinham muita noção do quanto determinadas atitudes podeM impactar o custo final. Concluímos, após algum tempo, que não adianta muito você ter uma política de viagens bem definida e detalhada se ela não pode ter sua eficácia monitorada com facilidade, o que era exatamente o nosso caso. O controle era complicado e além de apresentar erros freqüentes, o que dificultava muito as ações corretivas.
PP - E esses problemas foram resolvidos?
Carvalho - Com a implantação do Reserve tudo isso mudou. O sistema permite que a política seja “ativa”, ou seja, que esteja online dentro o sistema. Ao solicitar uma passagem fora do prazo, ou que não seja na faixa do melhor preço, o usuário é logo alertado em tempo real que está descumprindo as regras da empresa.
PP - Quais outros benefícios a integração do Reserve com a Totvs trouxe para a CR Almeida?
Carvalho - Os relatórios de controle são bastante eficazes em mostrar onde está o problema e a plena integração do Reserve com o ERP Totvs Protheus reduziu muito o retrabalho e as conferências das equipes de contabilidade e finanças. Além de tudo isso, o sistema é muito fácil de usar já que é muito semelhante aos que as pessoas já usam nos sites de viagens tradicionais. Essa experiência pessoal com o autoatendimento facilitou muito o treinamento.
PP - Qual a relação entre o tempo de implantação e o retorno sobre o investimento feito?
Carvalho - O projeto foi implantado em três meses, tempo que, pelo que fui informado, foi um pouco decorrente do pioneirismo. Mas o retorno financeiro do projeto deve ser alcançado, mesmo com uma estimativa conservadora, em um período de quatro meses a seis meses.
Confira fotos das equipes das implantações e treinamento do sistema nas obras da CR Almeida
"Fruto da parceria entre a Totvs, maior empresa de tecnologia da América Latina, e o Reserve, líder brasileiro em sistemas de gestão de despesas e viagens corporativas, o Totvs Reserve é o sistema formado pela integração nativa do Reserve Travel Manager com os ERPs da Totvs", explica Danilo Gonçalves, diretor de Negócios do Reserve. "A CR Almeida adquiriu o Totvs Reserve integrado à sua licença Protheus, sistema de gestão financeira top de mercado em seu segmento", completou.
Através da implantação do sistema, os colaboradores da CR Almeida utilizam os recursos de atendimento, reservas e gestão de viagens corporativas do Reserve, de forma integrada com o sistema financeiro da construtora.
"As vantagens da integração nativa residem no fluxo de processos, sem obstáculos ou interrupções, entre os dois sistemas", esclarece Douglas Vivian, diretor de Serviços e Parcerias da Totvs. "Assim, Reserve e Totvs funcionam como um sistema único e isso significa uma tremenda vantagem em termos de eficácia operacional", complementa.
A implantação e o treinamento foram liderados por Marcos Feijó, Coordenador de TI, e Lisiane Cabral, analista de sistemas da CR Almeida, que participaram de todas as etapas juntamente com Emmanuelle Cardoso, gerente de Negócios do Reserve e Adriano Barros, da Congonhas Travel, agência de gestão de viagens corporativas que atende ao grupo, além da equipe de implantação da Totvs.
Para melhor aderência do sistema junto às equipes envolvidas em sua operação, os treinamentos foram realizados no escritório da CR Almeida em São Paulo, além de “in loco” em alguns dos principais canteiros de obras, como a Linha 5 do Metrô de São Paulo, o Estaleiro Jurong no Espírito Santo, e o Consórcio Serra do Mar, em Cubatão.
“A implantação do Totvs Reserve na CR Almeida representa um movimento disruptivo na gestão de despesas e viagens corporativas em grandes empresas”, comentou Luís Vabo, VP executivo do Reserve. “Inovação tecnológica movida pelo mercado consumidor, neste caso uma grande empresa antenada com as melhores práticas e visão de futuro”, completou.
Confira entrevista com o coordenador geral do Centro de Serviços Compartilhados do Grupo CR Almeida, Rogério Carvalho.
PORTAL PANROTAS - O que motivou a CR Almeida a investir em um sistema de gestão de viagens?
Rogério Carvalho - Como qualquer outra grande empresa, a CR Almeida tem um nível elevado de despesas com viagens, em especial nos últimos dois anos. Até então tínhamos dificuldades em disciplinar nossos profissionais para o uso mais racional de bilhetes e estadias. As pessoas simplesmente se esqueciam de solicitar com antecedência e em geral não tinham muita noção do quanto determinadas atitudes podeM impactar o custo final. Concluímos, após algum tempo, que não adianta muito você ter uma política de viagens bem definida e detalhada se ela não pode ter sua eficácia monitorada com facilidade, o que era exatamente o nosso caso. O controle era complicado e além de apresentar erros freqüentes, o que dificultava muito as ações corretivas.
PP - E esses problemas foram resolvidos?
Carvalho - Com a implantação do Reserve tudo isso mudou. O sistema permite que a política seja “ativa”, ou seja, que esteja online dentro o sistema. Ao solicitar uma passagem fora do prazo, ou que não seja na faixa do melhor preço, o usuário é logo alertado em tempo real que está descumprindo as regras da empresa.
PP - Quais outros benefícios a integração do Reserve com a Totvs trouxe para a CR Almeida?
Carvalho - Os relatórios de controle são bastante eficazes em mostrar onde está o problema e a plena integração do Reserve com o ERP Totvs Protheus reduziu muito o retrabalho e as conferências das equipes de contabilidade e finanças. Além de tudo isso, o sistema é muito fácil de usar já que é muito semelhante aos que as pessoas já usam nos sites de viagens tradicionais. Essa experiência pessoal com o autoatendimento facilitou muito o treinamento.
PP - Qual a relação entre o tempo de implantação e o retorno sobre o investimento feito?
Carvalho - O projeto foi implantado em três meses, tempo que, pelo que fui informado, foi um pouco decorrente do pioneirismo. Mas o retorno financeiro do projeto deve ser alcançado, mesmo com uma estimativa conservadora, em um período de quatro meses a seis meses.
Confira fotos das equipes das implantações e treinamento do sistema nas obras da CR Almeida