Artur Luiz Andrade   |   03/08/2009 11:48

No internacional, Tam cresce e tem 20% da venda Favecc

Tam cresce nas vendas internacionais do Favecc e chega a 20% de participação nas vendas das 25 agências de viagens corporativas

A Tam ganhou 3,21 pontos percentuais e chegou a 20,1% das vendas internacionais do Favecc nos seis primeiros meses do ano. Vinte por cento de R$ 672,8 milhões, resultado da venda de passagens internacionais das 25 agências de viagens corporativas associadas ao fórum. O volume de vendas da Tam é quase o dobro da segunda colocada, a American Airlines e quase igual à soma da produção de American e de Air France, sendo que essas duas tiveram quedas de vendas no Favecc, enquanto a Tam cresceu robustos 3,21 pontos chegando a R$ 135 milhões.

Assim como no doméstico, o número de bilhetes emitidos caiu consideravelmente: de 431,1 mil em 2008, para 323,9 mil este ano (sempre considerando apenas o primeiro semestre).

A tarifa média, também como nas vendas nacionais, subiu. Foi de R$ 2.76,82 este ano, contra R$ 2.001,4 no ano passado.

As cinco maiores participações em vendas de passagens aéreas internacionais no Favecc foram: Tam, American Airlines, Air France, Tap e Lufthansa. O Favecc conta a Air France separadamente da KLM. Se o grupo for contado como um só, ficaria em terceiro lugar, por muito pouco atrás da American Airlines.

A Gol continua com participação tímida, de 1,78%, menos que a Lan, sua concorrente sul-americana (a empresa só opera na região), que tem 2,87% de share. A maior parte do share da Gol foi herdado da Varig, depois da fusão das malhas das duas empresas. Veja abaixo, quem caiu e quem cresceu em vendas com o Favecc nos seis primeiros meses do ano.

QUEM CRESCEU

Tam: share de 20,1% (aumento de 3,21 pontos)
Tap: share de 7,38% (crescimento de 0,06 ponto)
Delta: share de 4,72% (aumento de 0,25 ponto)
Lan: share de 2,87% (aumento de 0,33 ponto)
South African Airways: share de 2,25% (aumento de 0,59 ponto)
Copa: share de 2,16% (aumento de 0,18 ponto)
Emirates: share de 2,04% (aumento de 0,17 ponto)
Gol: share de 1,78% (aumento de 1,36 ponto)
Swiss: share de 1,74% (aumento de 0,46 ponto)
Avianca: share de 1,39% (aumento de 0,26 ponto)

QUEM CAIU

American Airlines: share de 10,92% (queda de 0,5%)
Air France: share de 8,10% (queda de 0,68%)
OUTRAS: share de 5,4% (queda de 0,42 ponto)
Lufthansa: share de 5,38% (queda de 0,1 ponto)
Iberia: share de 3,71% (queda de 0,16 ponto)
United: share de 3,28% (queda de 0,89 ponto)
Continental: share de 3,05% (queda de 0,38 ponto)
Alitalia: share de 2,8% (queda de 0,06 ponto)
KLM: share de 2,55% (queda de 0,36 ponto)
British Airways: share de 2,15% (queda de 0,12 ponto)
Aeroméxico: share de 1,95% (queda de 0,21 ponto)
Japan Airlines: share de 1,75% (queda de 0,03 ponto)
Air Canada: share de 1,44% (queda de 0,19 ponto)
Aerolíneas Argentinas: share de 1,09% (queda de 0,56 ponto)

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados