Airbus, Rolls-Royce e Siemens vão fabricar avião híbrido
Empresas devem iniciar as atividades do demonstrador em 2020
As empresas Airbus, Rolls-Royce e Siemens fecharam uma parceria para desenvolver um demonstrador de voos a curto prazo definido como um “passo significativo” na tecnologia híbrido-elétrica para aeronaves comerciais. A colaboração reunirá alguns dos principais especialistas mundiais na Royal Aeronautical Society em Londres, Reino Unido.
O demonstrador de tecnologia elétrica híbrida E-Fan X tem previsão de iniciar as suas atividades em 2020, após testes terrestres. Haverá uma prova de voo com um dos quatro motores de turbina a gás da aeronave substituídos por um motor elétrico de dois megawatts. Serão feitas provisões (abastecimentos) para substituir uma segunda turbina a gás por um motor elétrico, caso a maturidade do sistema seja comprovada.
“O E-Fan X é um passo importante no nosso objetivo de tornar o voo elétrico uma realidade. As lições que aprendemos em outras experiências abrirão caminho para um avião comercial de um único corredor híbrido que é seguro, eficiente e econômico ", afirma o diretor de tecnologia da Airbus, Paul Eremenko, em comunicado oficial. "Vemos a propulsão híbrida e elétrica como uma tecnologia atraente para o futuro da aviação", completa.
Com os testes, o objetivo das desenvolvedoras é amadurecer a tecnologia, o desempenho, a segurança e a confiabilidade, permitindo avanços rápidos na tecnologia elétrica híbrida. O programa também visa estabelecer os requisitos para a futura certificação de aeronaves movidas eletricamente enquanto treinam uma nova geração de designers e engenheiros para trazer aviões comerciais elétricos híbridos a um passo mais perto da realidade.
O demonstrador de tecnologia elétrica híbrida E-Fan X tem previsão de iniciar as suas atividades em 2020, após testes terrestres. Haverá uma prova de voo com um dos quatro motores de turbina a gás da aeronave substituídos por um motor elétrico de dois megawatts. Serão feitas provisões (abastecimentos) para substituir uma segunda turbina a gás por um motor elétrico, caso a maturidade do sistema seja comprovada.
“O E-Fan X é um passo importante no nosso objetivo de tornar o voo elétrico uma realidade. As lições que aprendemos em outras experiências abrirão caminho para um avião comercial de um único corredor híbrido que é seguro, eficiente e econômico ", afirma o diretor de tecnologia da Airbus, Paul Eremenko, em comunicado oficial. "Vemos a propulsão híbrida e elétrica como uma tecnologia atraente para o futuro da aviação", completa.
Com os testes, o objetivo das desenvolvedoras é amadurecer a tecnologia, o desempenho, a segurança e a confiabilidade, permitindo avanços rápidos na tecnologia elétrica híbrida. O programa também visa estabelecer os requisitos para a futura certificação de aeronaves movidas eletricamente enquanto treinam uma nova geração de designers e engenheiros para trazer aviões comerciais elétricos híbridos a um passo mais perto da realidade.