Da Redação   |   06/02/2017 10:38

Metrô de São Paulo terá wi-fi grátis em 40 estações

Atualmente com seis estações, o Metrô de São Paulo ampliará a oferta de wi-fi para 40. O acesso de 15 minutos pode ser repetido inúmeras vezes. A linha 4-Amarela, da concessionária Via Quatro, não foi contemplada com a internet de alta velocida

A oferta de rede gratuita de wi-fi será ampliada para 40 estações do Metrô de São Paulo até 19 de fevereiro após parceria entre o governo do Estado e a iniciativa privada. As seis estações que atualmente contam o serviço – Jabaquara, Ana Rosa, Sé, Vila Prudente, Tamanduateí e Paraíso - terão a cobertura de sinal ampliada.

Christian Hornick/Flickr
Ontem (5) começou a primeira etapa do projeto, na qual 20 estações terão o sinal disponível nas áreas livres e nas áreas pagas, com exceção das plataformas, com qualidade similar ao metrô de Paris e Eurotúnel, garantiu o governo. “Serão 40 estações de metrô com wi-fi gratuito, inclusive nas áreas livres das estações, menos nas áreas de embarque por questão de segurança”, disse o governador Geraldo Alckmin, em nota.

As demais 20 estações que passarão a contar com internet de alta velocidade a partir do dia 19 terão o sinal aberto em caráter de teste. A operação plena do novo serviço de wi-fi no metrô ocorrerá em 1º de março nas 40 estações, divididas pelas linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 5-Lilás. A Linha 4-Amarela, operadora pela empresa privada Via Quatro, não foi contemplada.

As estações terão capacidade para receber, em média, mais de 400 acessos simultâneos, com velocidade média de um megabit por segundo (mbps) para o usuário. Nas estações de maior fluxo, essa capacidade deve superar dois mil usuários, com uso de fibra óptica e equipamentos de propagação de wi-fi para alta densidade de usuários.

O usuário deve se cadastrar com nome, e-mail e telefone, além de aceitar as condições de uso na tela que abrirá automaticamente após a seleção do wi-fi gratuito da estação. Também será possível usar os dados do Facebook ou Linkedin para o cadastro. Cada pessoa poderá usar a rede por 15 minutos. Após esse período, a reconexão pode ser feita novamente. Não há limite para o número de acessos.

Estações com wi-fi ativado desde 5 de fevereiro:
Linha 1-Azul: Armênia, São Joaquim, Vergueiro, Paraíso, Ana Rosa, Santa Cruz, Santana e Jabaquara;
Linha 2-Verde: Brigadeiro, Trianon-Masp, Tamanduateí e Vila Prudente;
Linha 3-Vermelha: Marechal Deodoro, Santa Cecília, Brás, Patriarca, Carrão, Vila Matilde, Guilhermina-Esperança e Sé.

Estações com wi-fi ativado a partir de 19 de fevereiro:
Linha 1-Azul: São Bento, Luz, Portuguesa-Tietê, Vila Mariana e Tucuruvi;
Linha 2-Verde: Consolação, Clínicas, Vila Madalena e Sacomã;
Linha 3-Vermelha: Tatuapé, Corinthians-Itaquera, Artur Alvim, Penha, República, Anhangabaú, Bresser, Belém e Palmeiras-Barra Funda;
Linha 5-Lilás: Santo Amaro e Largo Treze.


*Fonte: Agência Brasil

conteúdo original: http://bit.ly/2kyl0O9

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados