Janize Colaço   |   22/09/2016 16:01

Inovações: Google Trips promete modernizar o Turismo

Após mais de dois anos de desenvolvimento, o Google lançou nesta semana o seu tão aguardado “Google Trips”, que não é apenas um marco importante para a gigante da tecnologia no ramo de viagens, como também o início de mudanças

Após mais de dois anos de desenvolvimento, o Google lançou nesta semana o seu tão aguardado “Google Trips”, que não é apenas um marco importante para a gigante da tecnologia no ramo de viagens, como também o início de mudanças significativas em companhias aéreas e outras empresas dentro do Turismo. Afinal, ao longo dos últimos anos, muitos têm investido tempo, esforço e dinheiro no desenvolvimento de aplicativos de ponta que tentam ir além das fronteiras do aeroporto.

O Trips parece ser uma tentativa de tomar posse do relacionamento digital com o viajante. No entanto, o aplicativo não é capaz ter controle sobre todos os fins. Os viajantes, por exemplo, não podem fazer o check-in para voos ou ter acesso aos cartões de embarque através do aplicativo, embora ele use quase todos os outros elementos da experiência de viagem de maneira mais ampla.

É por isso que os aeroportos e as companhias aéreas devem ficar atentas. Passagens aéreas, promoções, reservas, entre tantas outras opções buscadas, tornam o relacionamento dos viajantes com as plataformas on-line mais expressivo e constante.
Reprodução

MUDANÇAS E INOVAÇÕES
Em 2013, durante a FTE Airport 2025 Think Tank, especialistas de Turismo apontaram que, se as partes interessadas da indústria de viagens não aceitassem as mudanças e inovações para redefinir a experiência do passageiro, empresas como Apple ou Google tomariam os seus lugares. Eis que três anos depois o Google deu o seu primeiro passo importante. A questão agora é: como as companhias aéreas reagirão em tal cenário?

Em vez de ver o Google Trips como um concorrente, alguns podem ficar tentados a explorar a oportunidade de colaboração, proporcionando aos viajantes um serviço digital mais atraente e aprimorado.

EXAUSTÃO
De acordo com o gerente de Desenvolvimento do Google, Max Coppin, as pessoas estão passando por um momento de “exaustão de aplicativos” – e os de Turismo não estão fora da lista. As pessoas estão baixando menos aplicativos e, em geral, mantêm-se ativas nos que consigam atender o maior número de demanda possível em um único app.

A ideia proposta por Coppin concorda com o levantamento recente feito pela Nielsen Company, apontando que, embora o tempo gasto on-line cresce a cada mês, o número de aplicativos que é usado se mantém estável.

ATRATIVOS DO TRIPS
Aplicando o panorama ao Turismo, é fácil imaginar que aplicativos separados de companhias aéreas, aeroportos e hotéis, não sejam algo muito atraente aos usuários. Foi pensando nisso que o aplicativo do Google se autoproclama o "guia turístico personalizado de bolso".

Enquanto as atualizações de voo em tempo real e a integração com o cartão de embarque não estão inclusas na ferramenta, uma série opções, baseadas nas experiências de viagens em geral, como roteiro do dia, reservas, coisas para fazer, onde comer e beber, entre outros, atraem os usuários.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Sobre os comentários nas notícias da PANROTAS, importante mencionar que todos eles passam por uma mediação prévia. Os comentários não são publicados imediatamente e não há garantia de publicação. Estimulamos toda e qualquer manifestação que tenha relação com o contexto da matéria, que encoraje o debate, complemente a informação e traga pontos de vistas diferentes.