Janize Colaço   |   22/09/2016 13:39

Google lança aplicativo para concorrer com Whatsapp

Na última quarta-feira (21), o Google lançou um novo aplicativo de mensagens que deverá concorrer com os populares Whatsapp, Messenger e Telegram. Mesmo já possuindo outros aplicativos de mensagens como o Talk e o Hangouts, a empresa já anunciava desde maio o Goog

Na última quarta-feira (21/9), o Google lançou um novo aplicativo de mensagens que deverá concorrer com os populares Whatsapp, Messenger e Telegram. Mesmo já possuindo outros aplicativos de mensagens como o Talk e o Hangouts, a empresa já anunciava desde maio o Google Allo, que tem versões para Android e iOS.

A aposta do Google é a de conquistar usuários com a inteligência artificial, embora o mercado esteja saturado. Com o aprendizado de máquina, o app propõe de maneira antecipada prováveis respostas – a partir do estilo de conversa do usuário. Tal funcionalidade, porém, é aprimorada conforme o tempo de uso.

Além disso, o aplicativo também conciliará com suas funcionalidades com as ferramentas do Google. O Allo é sincronizado com o Google Assistant, sendo capaz de pesquisar e sugerir locais para os usuários, traduzir textos, buscar fotos, vídeos e informações na internet. Além disso, ele pode procurar pela melhor rota para chegar a um determinado endereço ou mostrar bares e restaurantes de um bairro. Para isso, basta digitar "@google" (algo como "aos cuidados do Google", em tradução não literal) para solicitar uma busca.

O diretor de produto do Google, Amit Fulay, afirma que “quanto mais você usa, melhor o chatbot fica". Segundo ele, a inteligência artificial, mais uma vez, será capaz de entender melhor as preferências do usuário e facilitar de maneira ágil as escolhas.

Reprodução
RESPOSTA RÁPIDA
O aplicativo trará a função “Smart Reply”, que sugere respostas rápidas, como: “Ok", "Obrigado" ou "Bom dia". Além disso, "se um amigo manda a foto de seu bicho de estimação, você poderá ter respostas como 'que fofo!' dentro do Smart Reply”, disse Fulay.

Mais uma vez, o diretor destaca que a sugestão de respostas virá com base no histórico do próprio usuário.

PRIVACIDADE
No modo Anônimo, é possível que as conversas tenham criptografia de fim-a-fim – que só pode ser quebrada por um dos dois usuários na conversa. Ao contrário do Whatsapp, essa modalidade de conversa deve ser ativada pelo usuário que, caso contrário, terá o conteúdo arquivado pelo Google nos aparelhos de origem. No entanto, antes do lançamento, a promessa da empresa era de que as mensagens ficariam armazenadas nos servidores do aplicativo de forma passageira e criptografada.

De acordo com o Google, o histórico é útil para que o aplicativo entenda melhor as preferências do usuário. Embora também seja uma maneira mais simples de a empresa lidar com possíveis pedidos da Justiça de ter acesso ao conteúdo das mensagens. Assim, problemas que a Apple teve na Califórnia e o Whatsapp no Brasil, serão evitados.

STICKERS, FOTOS E OUTRAS OPÇÕES
Reprodução
Durante as conversas, será possível enviar stickers exclusivos do aplicativo, escrever em cima de fotos (como no Snapchat) antes de enviá-las para os amigos.

Além disso, para quem costuma “gritar” durante as conversas digitadas, não é mais preciso usar a caixa alta para se expressar da melhor maneira. Para falar mais alto ou mais baixo, basta alterar o tamanho do texto com apenas um deslize na tela.

ONLY IN ENGLISH
Por enquanto, ainda não há uma versão brasileira do app. Quando ele não entende bem uma mensagem, o Allo responde: "desculpa, eu ainda estou aprendendo português". No entanto, a empresa promete acrescentar o suporto em português em breve. "Por ora, posso fazer uma busca no Google para você", o aplicativo informa ao usuário.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados