Redes sociais: Fuja da Síndrome do Terreno Alugado
O especialista em mídias digitais e fundador da agência Fora da Caixa (RJ), Bruno Fisbhen, aceitou o convite do Portal PANROTAS e revela a seguir algumas dicas para melhorar a performance das empresas de Turismo nas mídias sociais. O artigo faz parte de uma série sobre me
O especialista em mídias digitais e fundador da agência Fora da Caixa (RJ), Bruno Fisbhen, aceitou o convite do Portal PANROTAS e revela a seguir algumas dicas para melhorar a performance das empresas de Turismo nas mídias sociais. O artigo faz parte de uma série sobre melhores práticas no ambiente digital de viagens. Confira!
Qual o significado do Terreno Alugado no Marketing Digital?
Significa que você, como empresa, utiliza um terreno "alheio"/"alugado" para se comunicar com sua audiência.
Você faz um esforço gigante de tempo e dinheiro para crescer sua base de fãs e seguidores, mas não tem poder sobre essa sua base, é isso! O terreno não é seu!
No Facebook, por exemplo, você não tem o controle sobre quantas e quem está vendo suas publicações. Uma pessoa descurte a página e você não sabe quem é, 50 pessoas veem sua publicação e você não sabe quem são, 200 pessoas clicam no link e você não sabe quem são, e por aí vai...
O Instagram (que é do Facebook, inclusive), está indo pelo mesmo caminho.
As mídias sociais mudam o tempo todo! Mudam suas políticas, seus algoritmos, seu alcance... e imagina se alguma mídia acaba?
Você não pode, de forma alguma, ficar refém disso. Você não pode, de forma alguma, não ter o controle sobre sua audiência. Você não pode, de forma alguma, perder audiência da noite para o dia porque simplesmente um tal de Mark Zuka quer arrancar mais dinheiro seu.
Você que gastou tempo e dinheiro para conquistá-la, a audiência é sua, os fãs e seguidores são seus!
E o que pode ser feito para não sofrer então da Síndrome do Terreno Alugado?
Quer ter controle sobre sua audiência? Capte o e-mails deles!
Tire esses fãs e seguidores das mídias sociais, direcione para seu site e/ou landing page, e capte e-mails. Passe a ser relacionar com eles também por e-mail. Aí sim você tem controle sobre sua base, divulga o que quiser, analisa estatísticas e resultados, monitora quem abre seus e-mails, quem se descadastra, quem clica nos links... você tem total controle sobre sua audiência! E o mais importante, não perde audiência! Você tem um dos maiores ativos que sua empresa pode ter: e-mails de clientes e prospects!
Faça isso urgente!
Indo um pouco mais além... a melhor forma é através de landing page, e não site!
Bom, não vou me estender sobre esse assunto agora, não é o foco do artigo ... mas fica a dica! :)
Então é isso, fuja da Síndrome do Terreno Alugado.
Qual o significado do Terreno Alugado no Marketing Digital?
Significa que você, como empresa, utiliza um terreno "alheio"/"alugado" para se comunicar com sua audiência.
Você faz um esforço gigante de tempo e dinheiro para crescer sua base de fãs e seguidores, mas não tem poder sobre essa sua base, é isso! O terreno não é seu!
No Facebook, por exemplo, você não tem o controle sobre quantas e quem está vendo suas publicações. Uma pessoa descurte a página e você não sabe quem é, 50 pessoas veem sua publicação e você não sabe quem são, 200 pessoas clicam no link e você não sabe quem são, e por aí vai...
O Instagram (que é do Facebook, inclusive), está indo pelo mesmo caminho.
As mídias sociais mudam o tempo todo! Mudam suas políticas, seus algoritmos, seu alcance... e imagina se alguma mídia acaba?
Você não pode, de forma alguma, ficar refém disso. Você não pode, de forma alguma, não ter o controle sobre sua audiência. Você não pode, de forma alguma, perder audiência da noite para o dia porque simplesmente um tal de Mark Zuka quer arrancar mais dinheiro seu.
Você que gastou tempo e dinheiro para conquistá-la, a audiência é sua, os fãs e seguidores são seus!
E o que pode ser feito para não sofrer então da Síndrome do Terreno Alugado?
Quer ter controle sobre sua audiência? Capte o e-mails deles!
Tire esses fãs e seguidores das mídias sociais, direcione para seu site e/ou landing page, e capte e-mails. Passe a ser relacionar com eles também por e-mail. Aí sim você tem controle sobre sua base, divulga o que quiser, analisa estatísticas e resultados, monitora quem abre seus e-mails, quem se descadastra, quem clica nos links... você tem total controle sobre sua audiência! E o mais importante, não perde audiência! Você tem um dos maiores ativos que sua empresa pode ter: e-mails de clientes e prospects!
Faça isso urgente!
Indo um pouco mais além... a melhor forma é através de landing page, e não site!
Bom, não vou me estender sobre esse assunto agora, não é o foco do artigo ... mas fica a dica! :)
Então é isso, fuja da Síndrome do Terreno Alugado.