Latam implementa tablet para pilotos em B767 e A320
A Latam Airlines começou a implantar, há um mês, os chamados Eletronic Flight Bags em suas aeronaves Boeing 767 e Airbus 320. Os dispositivos, já implantados em toda a frota de B777 e nos A350, trazem todos os manuais de que os pilotos necessitam e permitem que eles fa&am
A Latam Airlines começou a implantar, há um mês, os chamados Eletronic Flight Bags em suas aeronaves Boeing 767 e Airbus 320. Os dispositivos, já implantados em toda a frota de Boeings 777 e também nos Airbus 320, trazem todos os manuais de que os pilotos necessitam e permitem que eles façam cálculos necessários para pousos e decolagens. A implementação da nova tecnologia permite, ainda, a economia de 27 a 38 quilos de papel, antes mantido a bordo das aeronaves por conta de manuais impressos.
“Os tablets permitem fazer procedimentos com muito mais segurança, já que nos fornece informações em tempo real e com uma precisão de dados muito maior do que a fornecida pelos manuais de papel”, afirma o diretor sênior de Operações e Treinamento da Latam, Harley Meneses.
Para utilizar o novo sistema, todos os pilotos da companhia já passaram por treinamento, e a meta é finalizar as implementações dos tablets em um período de 30 a 40 dias, lembrando que a atualização dos softwares é feita a cada 28 dias, em função da atualização das cartas de rota.
Com a implementação dos EFBs 1,64 mil toneladas de gás carbônico deixará de ser emitida na atmosfera, e R$ 1 milhão será economizado anualmente em combustível e na produção de manuais de papel.