Novas tecnologias vão invadir aeroportos em três anos
Pesquisa da Sita com aeroportos de todo o mundo revelou que eles gastarão um total de US$ 6,8 bilhões em investimentos em tecnologia este ano, tendo como prioridade (para 47% deles) a melhora dos processos para o passageiro e, claro, a segurança dos terminais.
Pesquisa da Sita com aeroportos de todo o mundo revelou que eles gastarão um total de US$ 6,8 bilhões em investimentos em tecnologia este ano, tendo como prioridade (para 47% deles) a melhora dos processos para o passageiro e, claro, a segurança dos terminais.
“Essa é a era do passageiro conectado. É vital que os aeroportos invistam em infraestrutura para atender as expectativas desse novo cliente. A pesquisa este ano mostra que a maioria dos aeroportos está investindo em mais tecnologias e serviços móbile, em um esforço para melhorar processos e a satisfação dos viajantes”, disse Francesco Violante, CEO da Sita.
Nos próximos três anos, além da questão da conectividade, os passageiros verão mais investimentos em quiosques e máquinas de auto-atendimento, seja para check-in ou etiquetagem e despacho de bagagens. Na enquete da Sita, 86% dos respondentes disseram que investirão mais nessa área.
E 60% dos pesquisados disseram que planejam instalar programas de geo-localização nos próximos três anos, permitindo que o aeroporto ofereça serviços baseando-se em que estágio do processo da viagem o cliente está. O mesmo valendo para seus funcionários. Outros 49% disseram que investiram em NFC (near Field communication), 33% em programas iBeacon e 16% nas tecnologias vestíveis. Essas novidades ganham mais respaldo entre os aeroportos europeus.
O maior índice de investimentos previstos está mesmo na tecnologia mobile, com mais apps disponíveis para as mais diversas necessidades dos viajantes (84% estão desenvolvendo algo nessa linha). Hoje 50% dos aeroportos já possuem apps para que o passageiro confira o status do voo, mas a previsão é chegar a 90% em três anos.
Em 2017, a maioria dos aeroportos planeja incluir novos serviços em seus apps, como atendimento ao cliente, buscador de caminhos, notificações sobre tempos de espera em filas, especialmente na segurança, e serviços de venda de produtos.
Para os viajantes concectados o contato dos aeroportos deve crescer via redes sociais. Hoje, 30% deles o fazem, mas isso deve pular para 70% em três anos. Dos que utilizam essa forma de comunicação hoje, 13% avaliaram, na medição do uso dos dispositivos via mídias sociais, que houve resultados acima da expectativa, mas 18% acham que os passageiros usaram as ferramentas menos do que se esperava.
A pesquisa da Sita ouviu aeroportos de todo o mundo, que respondem por 46% do tráfego de passageiros entre os Top 100 aeroportos globais.
“Essa é a era do passageiro conectado. É vital que os aeroportos invistam em infraestrutura para atender as expectativas desse novo cliente. A pesquisa este ano mostra que a maioria dos aeroportos está investindo em mais tecnologias e serviços móbile, em um esforço para melhorar processos e a satisfação dos viajantes”, disse Francesco Violante, CEO da Sita.
Nos próximos três anos, além da questão da conectividade, os passageiros verão mais investimentos em quiosques e máquinas de auto-atendimento, seja para check-in ou etiquetagem e despacho de bagagens. Na enquete da Sita, 86% dos respondentes disseram que investirão mais nessa área.
E 60% dos pesquisados disseram que planejam instalar programas de geo-localização nos próximos três anos, permitindo que o aeroporto ofereça serviços baseando-se em que estágio do processo da viagem o cliente está. O mesmo valendo para seus funcionários. Outros 49% disseram que investiram em NFC (near Field communication), 33% em programas iBeacon e 16% nas tecnologias vestíveis. Essas novidades ganham mais respaldo entre os aeroportos europeus.
O maior índice de investimentos previstos está mesmo na tecnologia mobile, com mais apps disponíveis para as mais diversas necessidades dos viajantes (84% estão desenvolvendo algo nessa linha). Hoje 50% dos aeroportos já possuem apps para que o passageiro confira o status do voo, mas a previsão é chegar a 90% em três anos.
Em 2017, a maioria dos aeroportos planeja incluir novos serviços em seus apps, como atendimento ao cliente, buscador de caminhos, notificações sobre tempos de espera em filas, especialmente na segurança, e serviços de venda de produtos.
Para os viajantes concectados o contato dos aeroportos deve crescer via redes sociais. Hoje, 30% deles o fazem, mas isso deve pular para 70% em três anos. Dos que utilizam essa forma de comunicação hoje, 13% avaliaram, na medição do uso dos dispositivos via mídias sociais, que houve resultados acima da expectativa, mas 18% acham que os passageiros usaram as ferramentas menos do que se esperava.
A pesquisa da Sita ouviu aeroportos de todo o mundo, que respondem por 46% do tráfego de passageiros entre os Top 100 aeroportos globais.