ABGev lança ferramenta de categorização de hotéis
Uma novidade foi apresentada para o público corporativo durante o Lacte 2012. Uma parceria entre a ABGev, Lemontech e ITM, desenvolveu, durante quatro anos, uma ferramenta que permite a categorização de hotéis para o público corporativo.
Uma novidade foi apresentada para o público corporativo durante o Lacte 2012. Uma parceria firmada entre a ABGev e a Lemontech, desenvolveu, durante quatro anos, uma ferramenta que permite a categorização de hotéis para o público corporativo.
Na ferramenta, os empreendimentos hoteleiros serão divididos em luxo, superior e econômico, de acordo com a análise de 60 critérios. As buscas poderão ser realizadas com os filtros: Estado, Cidade, Categoria e Nome. Futuramente, será adicionado o filtro “Região”, no qual poderá ser escolhido um hotel na Zona Sul ou Norte de São Paulo, por exemplo.
De acordo com a presidente da ABGev, Viviânne Martins, a ferramenta foi criada porque a classificação hoteleira do MTur não atende as demandas do setor corporativo. “É a primeira ação no sentido de padronizar esse segmento da indústria e, por isso, deve se tornar referência nesse mercado na hora de buscar estadia”, afirmou.
A consulta será feita por meio de link no site da ABGev (que será inserido futuramente), sendo gratuita aos associados e mediante contribuição aos não-associados. Dentre os 60 critérios da categorização, estão: estrutura física, serviços, facilidades, segurança e eventos, em que cada item possui pontuação específica.
Os hotéis também podem realizar autoclassificação, mas não será possível, para eles, a simulação de preenchimento. Isso foi realizado para evitar a indução dos empreendimentos para sejam categorizados em determinadas categorias.
“Hoje, há hotel com as mesmas características e recursos, que recebe classificações muito diferentes, Isso dificulta o processo de compra e entendimento pelos gestores e viajantes corporativos”, destacou Viviânne.
HISTÓRICO
A proposta da ferramenta foi lançada pelo CE-30 em 2008. No ano seguinte, com a criação do Comitê de Hotelaria, a discussão se ampliou. Reuniões foram realizadas ao longo dos quatro anos e envolveram mais de 50 voluntários, que trabalharam para concretizar o projeto.
Na ferramenta, os empreendimentos hoteleiros serão divididos em luxo, superior e econômico, de acordo com a análise de 60 critérios. As buscas poderão ser realizadas com os filtros: Estado, Cidade, Categoria e Nome. Futuramente, será adicionado o filtro “Região”, no qual poderá ser escolhido um hotel na Zona Sul ou Norte de São Paulo, por exemplo.
De acordo com a presidente da ABGev, Viviânne Martins, a ferramenta foi criada porque a classificação hoteleira do MTur não atende as demandas do setor corporativo. “É a primeira ação no sentido de padronizar esse segmento da indústria e, por isso, deve se tornar referência nesse mercado na hora de buscar estadia”, afirmou.
A consulta será feita por meio de link no site da ABGev (que será inserido futuramente), sendo gratuita aos associados e mediante contribuição aos não-associados. Dentre os 60 critérios da categorização, estão: estrutura física, serviços, facilidades, segurança e eventos, em que cada item possui pontuação específica.
Os hotéis também podem realizar autoclassificação, mas não será possível, para eles, a simulação de preenchimento. Isso foi realizado para evitar a indução dos empreendimentos para sejam categorizados em determinadas categorias.
“Hoje, há hotel com as mesmas características e recursos, que recebe classificações muito diferentes, Isso dificulta o processo de compra e entendimento pelos gestores e viajantes corporativos”, destacou Viviânne.
HISTÓRICO
A proposta da ferramenta foi lançada pelo CE-30 em 2008. No ano seguinte, com a criação do Comitê de Hotelaria, a discussão se ampliou. Reuniões foram realizadas ao longo dos quatro anos e envolveram mais de 50 voluntários, que trabalharam para concretizar o projeto.