Utilização da web por agências é analisada pela Asta
O ano passado registrou grande crescimento no número de agências de viagens que oferecem itinerários e outros serviços a seus clientes por meio de dispositivos móveis.
O ano passado registrou grande crescimento no número de agências de viagens que oferecem itinerários e outros serviços a seus clientes por meio de dispositivos móveis. Segundo pesquisa da Associação Americana de Agentes de Viagens (Asta), esse número saltou de 20%, em 2010, para 65% dos entrevistados, no ano passado. O dado aparece na sétima edição do Technology and Web Usage Report, que aponta ainda que “substancial número de agentes de viagens estão utilizando a Web 2.0 para networking e como ferramenta de marketing”.
Segundo a Asta, a pesquisa é a única desse gênero que analisa utilização da internet, receita proveniente de reservas on-line e desenvolvimento de sites a partir do ponto de vista das agências de viagens. “Como todo mundo atualmente, os agentes de viagens são pressionados a uma adaptação rápida às mudanças tecnológicas, incorporando-as a seus negócios”, diz o CEO da Asta, Tony Gonchar. “Manter-se atualizado em relação às mudanças tecnológicas exige grandes custos e horas de dedicação e a maioria das agências não tem esses recursos e equipes necessários. A Asta é a única organização pesquisando esse assunto e desenvolvendo programas de treinamento com o objetivo de assistir a seus membros nesse desafio.”
Entre as constatações do estudo aparecem ainda a redução para 77% do percentual de agências que fazem reservas diretamente no site de fornecedores (que chegou a 94% em 2008), a manutenção em 7% da receita gerada pelas agências por meio exclusivo de on-line booking tools e o fato de que cerca de 66% das agências utilizam a Web 2.0 para networking e marketing. O estudo mostrou ainda que 39% das agências têm softwares de CRM (Customer Relationship Management). A pesquisa foi respondida por proprietários e gerentes de agências associadas à Asta.
Segundo a Asta, a pesquisa é a única desse gênero que analisa utilização da internet, receita proveniente de reservas on-line e desenvolvimento de sites a partir do ponto de vista das agências de viagens. “Como todo mundo atualmente, os agentes de viagens são pressionados a uma adaptação rápida às mudanças tecnológicas, incorporando-as a seus negócios”, diz o CEO da Asta, Tony Gonchar. “Manter-se atualizado em relação às mudanças tecnológicas exige grandes custos e horas de dedicação e a maioria das agências não tem esses recursos e equipes necessários. A Asta é a única organização pesquisando esse assunto e desenvolvendo programas de treinamento com o objetivo de assistir a seus membros nesse desafio.”
Entre as constatações do estudo aparecem ainda a redução para 77% do percentual de agências que fazem reservas diretamente no site de fornecedores (que chegou a 94% em 2008), a manutenção em 7% da receita gerada pelas agências por meio exclusivo de on-line booking tools e o fato de que cerca de 66% das agências utilizam a Web 2.0 para networking e marketing. O estudo mostrou ainda que 39% das agências têm softwares de CRM (Customer Relationship Management). A pesquisa foi respondida por proprietários e gerentes de agências associadas à Asta.