Heloisa Prass   |   21/06/2011 13:07

Randi Zuckerberg (Facebook) dá dicas para hotelaria

AUSTIN – A abertura da Hitec, uma exibição de equipamentos, softwares e sistemas de gestão para hotelaria, aconteceu ontem (segunda-feira, dia 20) aqui nesta cidade do Texas

AUSTIN – A abertura da Hitec, uma exibição de equipamentos, softwares e sistemas de gestão para hotelaria, aconteceu ontem (segunda-feira, dia 20) aqui nesta cidade do Texas. A feira e o congresso são organizados pela Associação de Profissionais de Finanças e Tecnologia da Hotelaria (HFTP), que convidou Randi Zuckerberg como palestrante da abertura. Randi, de 29 anos, é irmã de fundador e CEO do Facebook, Mark Zuckerberg.

Com a experiência da mais importante mídia social, hoje com 600 milhões de participantes, em 33 idiomas, Randi apresentou dez dicas de como tirar mais proveito desta mídia, em uma apresentação cheia de exemplos e cases do Facebook.

Simpática, sorridente e articulada, Randi disse que antes de mais nada queria compartilhar que está agora no seu melhor papel, o de mãe, apresentando uma foto de seu filhinho de sete semanas. Convidou a todos para entrarem em sua página. Disse também que era a primeira vez que se afastava do bebê e que, normalmente, ficaria após a palestra para conversar e trocar ideias, desta vez pedia desculpas. Ao vivo, exerceu aquilo que faz do Facebook este grande fenômeno: compartilhar!

“Facebook é hoje o maior site de fotos da internet por seu grande componente social, você pode marcar pessoas em suas fotos (tags) e assim gerar mais e mais interatividade. E fotos têm tudo a ver com viagens”, resumiu Randi.

Confira as dez dicas de Randi para empresas da área de viagens, principalmente hotelaria:

1 – Trate seus fãs com presentes e bonificações – reconheça efetivamente quem é seu seguidor;

2 – Promoções e concursos pontuais – citou o exemplo da American Airlines, que aumentou de 2.600 para 210 mil seguidores em uma promoção de apenas dois dias. Era um jogo, e os seguidores podiam ganhar de 100 a 100 mil milhas pela participação;

3 – Inclua e promova seus fãs – se você quer que eles o promovam, os promova também. Recompense seus seguidores com a mesma atenção. Um hotel de Nova York colocou em seu site os vídeos que hóspedes haviam postado no Facebook sobre o hotel;

4 – Analise palavras chaves e estatísticas – se sua página tem seguidores internacionais, é bom pensar em traduzi-la também para aquele idioma. Criar promoções específicas para eles. Os relatórios do Facebook mostram quem são seus seguidores, horários em que mais acessam e muitas outras informações;

5 – Seja pontual e relevante – Visit Britain aproveitou o casamento do príncipe William e, por meio da página Love UK no Facebook, ganhou 127 mil seguidores e mais 1,3 milhões de visitantes ao postar informações atualizadas sobre o evento. Citou também o exemplo da KLM, que durante a crise do vulcão islandês, por meio do Facebook, aumentou a base de seguidores ao postar informações importantes e responder na hora os passageiros;

6 – Inclua responsabilidade social em suas promoções, por exemplo: o hotel doará um dólar para uma institução a cada check-in feito pelo celular. Deixe seus seguidores ajudar na escolha da institução;

7 – Use Facebook como sistema de reservas – algumas empresas aboliram o link do Facebook para seus sites de reservas, criando no próprio Facebook a página para tal. Delta é uma delas;

8 – Mobile – com os sistemas de geolocalização, proporcionam excelente forma de promoção, como check-in bonificado com desconto ou uma massagem para quem usar o telefone;

9 – Promoções após engajamento dos seguidores – ofereça dicas exclusivas a eles. Se é um hotel no Vale Napa, da Califórnia, envie dicas de vinhos, de como reservar um bom restaurante na região; se for um hotel de ski, ofereça vídeos atualizados do destino ou itinerários sobre o que fazer em três dias no local, já em formato de tablet;

10 – “Crowd Sourcing” – pergunte a todos sobre alguma inovação que desejam em seu hotel. Surgirão muitas... Por exemplo, colocar um quiosque no lobby onde os hóspedes podem descarregar suas fotos diretamente em suas páginas, ou poder enviar uma garrafa de champanhe, com um único clique, diretamente da página de atualizações do Facebook!

E por fim, Randi concluiu que o mais importante é toda a empresa estar engajada nas ações do Facebook, as ideias surgirão de departamentos e pessoas que você nem imagina!


*Fonte: O Portal PANROTAS viaja a convite da PMWeb

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