Tam é maior cliente do Amadeus na Am. Latina
Como adiantado pelo Portal PANROTAS, a Tam oficializou hoje a escolha do Amadeus, em substituição ao Sabre, como parceiro tecnológico oficial para os próximos dez anos. A Tam vai substituir diversos aplicativos hoje utilizados por uma única plataforma integrada baseada na solução Amadeus Altéa CMS
Como adiantado pelo Portal PANROTAS, a Tam oficializou hoje a escolha do Amadeus, em substituição ao Sabre, como parceiro tecnológico oficial para os próximos dez anos. A Tam vai substituir diversos aplicativos hoje utilizados por uma única plataforma integrada baseada na solução Amadeus Altéa CMS (Customer Management Solution). Hoje, por exemplo, emissão e reserva são feitos em plataformas separadas. A integração com o Amadeus também permitirá que a companhia aérea nacional esteja com conectividade total a todas as companhias mundial, o que hoje não ocorre. “As mudanças irão da reserva ao embarque final do passageiro”, disse o vice-presidente comercial e de Planejamento da Tam, Paulo Castello Branco, em apresentação para a imprensa hoje pela manhã, em São Paulo.
Também estiveram presentes Líbano Barroso, vice financeiro da Tam, Julia Sattel, VP de Tecnologia para Companhias Aéreas do Amadeus, Jean Philippe Mesure, diretor dessa área, Decius Valmorbida, diretor América Latina, além de diretores das duas empresas.
A migração será total e de uma só vez, “até o final do ano”, segundo Líbano Barroso. Para o trade, em alguns reuniões, a Tam já informou que o dia D, em que o sistema atual, com o Sabre, será desligado, e tudo estará funcionando dentro da plataforma Amadeus: 15 de novembro, um domingo. “É o maior contrato do Amadeus na América Latina”, afirmou Decius Valmorbida, que hoje conta com 150 funcionários no Brasil, o que deve aumentar de acordo com as necessidades da Tam. Atualmente há 600 profissionais da Tam e 120 do Amadeus envolvidos na migração.
Segundo Paulo Castello Branco, além da agilidade, conectividade, das tecnologias mais avançadas e das facilidades que a solução Amadeus oferecerá à Tam, pesou na decisão o fato de as empresas da Star Alliance e a própria aliança terem escolhido o Amadeus como plataforma. A Tam tem previsão de entrar na aliança em abril de 2010. “Qualquer nova tecnologia ou sistema será implantado de forma muito mais fácil e a integração será melhor estando com o Amadeus”, explicou ele.
A diretora de TI da Tam, Juliana Kfouri, também presente à apresentação, disse que a empresa optou por um sistema modular, que permite que a infraestrutura de base cresça confoeme o novo momento da Tam, que passará a integrar mais de 20 companhias aéreas em sua plataforma com a entrada na Star Alliance.
Klaus Kühnast, diretor comercial da Tam, explicou que os agentes de viagens, operadores e consolidadores terão um treinamento on-line a partir de setembro e que ganharão em produtividade, conectividade e preços. “Como a Tam passará a ter conectividade com todo o mundo, em tempo real, e como as conexões estarão mais fáceis, as tarifas também estarão melhores”, disse ele. Segundo Kühnast, quem já trabalha com o Amadeus terá ainda mais facilidade, pois usará a tela a que já está acostumado para acessar a nova plataforma. As quedas de sistema também deixarão de existir, pois, como mostrou Julia Sattel, a média de disponibilidade do Amadeus é de 99,99%.
Além da Tam, duas outras companhias latino-americanas fizeram a opção pelo Amadeus Altéa: a Avianca e a Mexicana, ambas em processo de migração.
Também estiveram presentes Líbano Barroso, vice financeiro da Tam, Julia Sattel, VP de Tecnologia para Companhias Aéreas do Amadeus, Jean Philippe Mesure, diretor dessa área, Decius Valmorbida, diretor América Latina, além de diretores das duas empresas.
A migração será total e de uma só vez, “até o final do ano”, segundo Líbano Barroso. Para o trade, em alguns reuniões, a Tam já informou que o dia D, em que o sistema atual, com o Sabre, será desligado, e tudo estará funcionando dentro da plataforma Amadeus: 15 de novembro, um domingo. “É o maior contrato do Amadeus na América Latina”, afirmou Decius Valmorbida, que hoje conta com 150 funcionários no Brasil, o que deve aumentar de acordo com as necessidades da Tam. Atualmente há 600 profissionais da Tam e 120 do Amadeus envolvidos na migração.
Segundo Paulo Castello Branco, além da agilidade, conectividade, das tecnologias mais avançadas e das facilidades que a solução Amadeus oferecerá à Tam, pesou na decisão o fato de as empresas da Star Alliance e a própria aliança terem escolhido o Amadeus como plataforma. A Tam tem previsão de entrar na aliança em abril de 2010. “Qualquer nova tecnologia ou sistema será implantado de forma muito mais fácil e a integração será melhor estando com o Amadeus”, explicou ele.
A diretora de TI da Tam, Juliana Kfouri, também presente à apresentação, disse que a empresa optou por um sistema modular, que permite que a infraestrutura de base cresça confoeme o novo momento da Tam, que passará a integrar mais de 20 companhias aéreas em sua plataforma com a entrada na Star Alliance.
Klaus Kühnast, diretor comercial da Tam, explicou que os agentes de viagens, operadores e consolidadores terão um treinamento on-line a partir de setembro e que ganharão em produtividade, conectividade e preços. “Como a Tam passará a ter conectividade com todo o mundo, em tempo real, e como as conexões estarão mais fáceis, as tarifas também estarão melhores”, disse ele. Segundo Kühnast, quem já trabalha com o Amadeus terá ainda mais facilidade, pois usará a tela a que já está acostumado para acessar a nova plataforma. As quedas de sistema também deixarão de existir, pois, como mostrou Julia Sattel, a média de disponibilidade do Amadeus é de 99,99%.
Além da Tam, duas outras companhias latino-americanas fizeram a opção pelo Amadeus Altéa: a Avianca e a Mexicana, ambas em processo de migração.