Claudio Schapochnik   |   09/05/2012 15:31

Vídeo da Anvisa tira dúvidas sobre controle sanitário

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) disponibiliza um vídeo com orientações sobre produtos sujeitos ao controle sanitário que podem ou não estar presentes nas bagagens de viajantes que chegam ao Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) disponibiliza um vídeo com orientações sobre produtos sujeitos ao controle sanitário que podem ou não estar presentes nas bagagens de viajantes que chegam ao Brasil. O vídeo, que apresenta legenda em inglês, também será exibido em voos internacionais e em aeroportos de todo o País.

De acordo com regras da Anvisa, produtos para uso próprio são dispensados de controle sanitário. “São considerados produtos para uso próprio aqueles em quantidade e frequência compatíveis com a duração e finalidade do tratamento, ou, então, aqueles que não caracterizem comércio ou prestação de serviços a terceiros”, orienta o diretor da Anvisa, Agenor Álvares.

É importante que, ao chegar ao Brasil, os viajantes possuam, em mãos, a receita médica ou prescrição profissional para uso dos produtos que traz na bagagem. “Esses são os únicos comprovantes que podem eximir possíveis dúvidas das autoridades sanitárias sobre a importação de medicamentos para uso pessoal”, afirma Álvares.

Para entrada, em território nacional, de produtos biológicos destinados a fins terapêuticos, como, por exemplo, tecidos, células e sangue, é necessária prévia autorização da Anvisa. Já os produtos sem identificação nas embalagens originais são proibidos de entrar no Brasil.

Para assistir ao vídeo da Anvisa, clique aqui.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados