Renato Machado   |   28/12/2017 13:11

Marx Beltrão traça panorama de sua gestão no MTur

O ministro do Turismo, Marx Beltrão, em entrevista para a Agência de Notícias do Turismo (ANT), analisou sua trajetória à frente da pasta nos últimos 14 meses e desenhou um panorama da indústria no Brasil. Para o político, medidas defendidas pe

Roberto Castro/MTur
Marx Beltrão, ministro do Turismo
Marx Beltrão, ministro do Turismo
O ministro do Turismo, Marx Beltrão, em entrevista para a Agência de Notícias do Turismo (ANT), analisou sua trajetória à frente da pasta nos últimos 14 meses e desenhou um panorama da indústria no Brasil. Para o político, medidas defendidas pelo MTur são capazes de “transformar, em definitivo, o Turismo em um dos principais pilares da economia brasileira”.

Beltrão citou medidas que já entraram em vigor, como a implantação do visto eletrônico, o reforço na qualificação profissional, a atualização do Mapa do Turismo Brasileiro e o acordo com a ANTT. Mas para ele é de suma importância que o congresso nacional dê prosseguimento a pautas como a reformulação do modelo de gestão da Embratur, a modernização da Lei Geral do Turismo e a abertura de capital das empresas aéreas.

“O lançamento do Plano Brasil + Turismo foi uma grande conquista para o nosso setor. Nele, estão elencadas medidas imprescindíveis e urgentes para aumentar o fluxo doméstico e internacional de turistas, modernizar a legislação, criar oportunidades de negócios, estimular a geração de emprego e renda, e tornar nossos produtos e serviços mais competitivos”, comentou.

O orçamento enxuto da pasta foi pauta da entrevista e, como solução, o ministro defendeu a aproximação com a esfera privada para a realização de ações. ”Estou certo de que o poder público tem um limite, e por isso sou amplamente a favor de um diálogo com a iniciativa privada. Acredito que nosso papel como governo é melhorar o ambiente de negócios para que os empresários possam investir em nosso país e gerar emprego para nosso povo. Essa aliança é fundamental para transformarmos o Brasil em um dos principais destinos turísticos do mundo.”

Em 2017 foram entregues pelo MTur 993 obras de infraestrutura, seja a construção de museus ou o asfaltamento de estradas ligando destinos turísticos. “É importante que as pessoas percebam que a melhoria da infraestrutura turística significa mais qualidade na experiência do turista, além de impulsionar o surgimento de novos empreendimentos como hospedagem, alimentação e lazer”, defendeu Marx Beltrão.

Por fim, o ministro comentou a importância do Ministério do Turismo, que completa 15 anos de existência em 2018. No panorama traçado, Beltrão cita a geração de emprego para sete milhões de brasileiros e o impacto direto e indireto de 8,5% no PIB nacional. “Somente o setor de bares e restaurantes, por exemplo, espera criar novos dois milhões de empregos nos próximos anos. Outro segmento que já aponta um crescimento de 15% para a próxima temporada é o dos cruzeiros marítimos”, exemplificou.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Sobre os comentários nas notícias da PANROTAS, importante mencionar que todos eles passam por uma mediação prévia. Os comentários não são publicados imediatamente e não há garantia de publicação. Estimulamos toda e qualquer manifestação que tenha relação com o contexto da matéria, que encoraje o debate, complemente a informação e traga pontos de vistas diferentes.