Cetur (CNC) quer Embratur mais autônoma no Exterior
Uma audiência pública reuniu Alexandre Sampaio, parlamentares e representantes do Ministério de Relações Exteriores para debater estratégias para manter aquecida a vinda de estrangeiros ao Brasil após as Olimpíadas do Rio de Janeiro.
Uma audiência pública reuniu, na tarde de ontem (8/6), o presidente do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Alexandre Sampaio, parlamentares e representantes do Ministério de Relações Exteriores para debater estratégias para manter aquecida a vinda de estrangeiros ao Brasil após os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
No encontro, Sampaio listou algumas medidas para aproveitar o legado da Rio 2016 como atrativo para visitantes do Exterior. Entre elas, destacou-se um pedido de maior independência na atuação da Embratur, responsável por promover o Brasil como destino turístico lá fora. “A Embratur precisa atuar com mais flexibilidade e autonomia na busca por parcerias e recursos”, disse.
Outro pedido do presidente do Cetur foi aproveitar a estrutura esportiva preparada para os jogos para atrair mais eventos no futuro. “Devemos apoiar ações para captação de eventos esportivos e culturais de repercussão mundial e utilizar os centros esportivos como espaços de excelência para receber atletas de todo o mundo”, apontou.
Presente na audiência, o chefe de Divisão de Operações de Promoção Comercial do Ministério das Relações Exteriores, Jean Fernandes, comprometeu-se a buscar parcerias que aproveitem o turismo do Brasil. “O Itamaraty vai intensificar a divulgação do Brasil, especialmente em mercados prioritários, como China e Rússia, e também em mercados tradicionais, como Estados Unidos e Europa”, prometeu.
Estiveram presentes também os deputados Herculano passos (PSD-SP) e Otavio leite (PSDB-SP), autor do requerimento da audiência pública.
No encontro, Sampaio listou algumas medidas para aproveitar o legado da Rio 2016 como atrativo para visitantes do Exterior. Entre elas, destacou-se um pedido de maior independência na atuação da Embratur, responsável por promover o Brasil como destino turístico lá fora. “A Embratur precisa atuar com mais flexibilidade e autonomia na busca por parcerias e recursos”, disse.
Outro pedido do presidente do Cetur foi aproveitar a estrutura esportiva preparada para os jogos para atrair mais eventos no futuro. “Devemos apoiar ações para captação de eventos esportivos e culturais de repercussão mundial e utilizar os centros esportivos como espaços de excelência para receber atletas de todo o mundo”, apontou.
Presente na audiência, o chefe de Divisão de Operações de Promoção Comercial do Ministério das Relações Exteriores, Jean Fernandes, comprometeu-se a buscar parcerias que aproveitem o turismo do Brasil. “O Itamaraty vai intensificar a divulgação do Brasil, especialmente em mercados prioritários, como China e Rússia, e também em mercados tradicionais, como Estados Unidos e Europa”, prometeu.
Estiveram presentes também os deputados Herculano passos (PSD-SP) e Otavio leite (PSDB-SP), autor do requerimento da audiência pública.