Fomentar cultura de viagens é foco de novo plano do MTur
O ministro do Turismo, Vinícius Lages, e a diretora de Markeging do MTur, Luciana Fernandes, encerraram agora a apresentação virtual do Plano de Marketing Turístico 2014-2018.
O ministro do Turismo, Vinícius Lages, e a diretora de Markeging do MTur, Luciana Fernandes, encerraram agora a apresentação virtual do Plano de Marketing Turístico 2014-2018. O objetivo principal da ferramenta é aumentar o fluxo de turistas no Brasil, por meio do estímulo de viagens domésticas entre os passageiros brasileiros. “Hoje, nove em cada dez turistas no Brasil são brasileiros. Precisamos mostrar aos brasileiros toda a diversidade que o produto turístico nacional possui, para que ele viaje cada vez mais no País”, disse o ministro do Turismo, Vinícius Lages.
“Temos uma diversificação enorme de produtos no Brasil e sabemos que o turista hoje, e cada vez mais, busca experiências. Por isso nosso plano se chama Experiências do Brasil. Ouvimos profissionais, turistas brasileiros e estrangeiros e visitamos os 27 Estados conversando com gestores públicos para conhecer de fato o produto turístico brasileiro”, disse a diretora de Marketing do MTur, Luciana Fernandes, que explicou os quatro focos centrais do plano: gestão da demanda e da infraestrutura dos destinos; trabalhar o calendário turístico para combater a sazonalidade; qualificação dos serviços; e desenvolvimento de uma rede de inteligência que ajude na promoção dos destinos.
“Nosso objetivo principal é criar a cultura de viagens no Brasil. Esse brasileiro que já viaja e gosta de voltar para os mesmos lugares vai receber nossas propostas para viajar para novos locais, para explorar a diversidade nacional. A gente precisa estimular esse turista”, completou o ministro, que destacou ainda a necessidade de melhorar os trabalhos conjuntos entre o MTur o Ministério da Cultura, uma vez que a diversidade cultural do Brasil é um dos produtos turísticos a serem mais bem trabalhados dentro do novo Plano de Marketing Turístico do Brasil.
Segundo Luciana, o plano tem metas e indicadores que deverão servir para seu monitoramento. “Faremos esse acompanhamento e, dentro deles, as alterações necessárias, sempre que preciso”, acrescentou Luciana.
“Temos uma diversificação enorme de produtos no Brasil e sabemos que o turista hoje, e cada vez mais, busca experiências. Por isso nosso plano se chama Experiências do Brasil. Ouvimos profissionais, turistas brasileiros e estrangeiros e visitamos os 27 Estados conversando com gestores públicos para conhecer de fato o produto turístico brasileiro”, disse a diretora de Marketing do MTur, Luciana Fernandes, que explicou os quatro focos centrais do plano: gestão da demanda e da infraestrutura dos destinos; trabalhar o calendário turístico para combater a sazonalidade; qualificação dos serviços; e desenvolvimento de uma rede de inteligência que ajude na promoção dos destinos.
“Nosso objetivo principal é criar a cultura de viagens no Brasil. Esse brasileiro que já viaja e gosta de voltar para os mesmos lugares vai receber nossas propostas para viajar para novos locais, para explorar a diversidade nacional. A gente precisa estimular esse turista”, completou o ministro, que destacou ainda a necessidade de melhorar os trabalhos conjuntos entre o MTur o Ministério da Cultura, uma vez que a diversidade cultural do Brasil é um dos produtos turísticos a serem mais bem trabalhados dentro do novo Plano de Marketing Turístico do Brasil.
Segundo Luciana, o plano tem metas e indicadores que deverão servir para seu monitoramento. “Faremos esse acompanhamento e, dentro deles, as alterações necessárias, sempre que preciso”, acrescentou Luciana.