MTur apoia venda de produtos turísticos nacionais
Há três meses e meio como diretora de Marketing Nacional do Ministério do Turismo, Luciana Fernandes, conhecida por seu trabalho na Empetur, tem o desafio, definido pelo ministro Vinicius Lages, de reaproximar o MTur do trade.
Há três meses e meio como diretora de Marketing Nacional do Ministério do Turismo, Luciana Fernandes, conhecida por seu trabalho na Empetur, tem o desafio, definido pelo ministro Vinicius Lages, de reaproximar o MTur do trade. Mais especificamente, da força de vendas do setor. “O ministério estava focado em promover seus programas, como o Viaja Mais, e estava distante da comercialização. Nossa meta agora é ter como foco o apoio à comercialização”, disse ela, em visita à sede da PANROTAS, em São Paulo, na manhã desta segunda-feira.
A campanha #partiubrasil foi a primeira ação dentro desse apoio às vendas e hoje operadoras como Visual, Trend, Azul Viagens, MGM, CVC, Tam Viagens, entre outras, continuam usando o material dado pelo ministério. O Fohb e a Braztoa também apoiaram a iniciativa, que visa estimular as viagens dos brasileiros pelo Brasil. "A rede Bourbon fez uma ação linda na internet", conta Luciana.
O ministro participa amanhã de uma coletiva de imprensa com a Abav, para apresentar ações para a Feira da Abav, que começa dia 24, em São Paulo. “O Partiu Brasil continua em feiras como Abav, Gramado e João Pessoa, mas também teremos ações especiais de valorização do produto nacional. Uma das ações será o Café Brasil, com cafés gourmets das cinco regiões do País. O trade e o público poderão conhecer mais sobre nossas regiões por meio do café”, explica. Ainda na Abav, o ministro Vinicius Lages lança o documento referencial, plano estratégico para os próximos quatro anos.
PESQUISA
Além das feiras (o MTur não pode fazer mídia devido ao período de eleições), o ministério prepara uma pesquisa para saber os hábitos de consumo do viajante brasileiro (e até do não viajante). Esses dados vão embasar o novo plano de marketing do MTur. Tanto a pesquisa quanto o plano devem ser divulgados em dezembro. “Temos a missão de deixar tudo planejado e amarrado para os próximos anos, não importando quem assuma a pasta no próximo governo”, disse Luciana.
Já com a pesquisa em mãos, o MTur deve colocar no ar uma campanha de verão, com dicas para que o passageiro saiba comprar o Brasil. “Da antecedência aos tipos de produto, das comparações de viagens similares aos nichos, queremos mostrar as possibilidades do Brasil para o viajante”, continuou Luciana. “Temos produtos fantásticos no País, como o Cais do Sertão, em Pernambuco, o Museu Pelé, em Santos, em ter tantos outros, e o brasileiro precisa descobri-los”, finalizou.
COMUNICAÇÃO
O chefe da Ascom do MTur, Rodrigo Bauer do Carmo, que esteve na visita ao PANROTAS esta manhã, anunciou também que toda a comunicação (com a imprensa e o público) será unificada, com mudanças no site e a criação de um selo de agência de notícias. Um banco de imagens oficial também está sendo organizado.
A campanha #partiubrasil foi a primeira ação dentro desse apoio às vendas e hoje operadoras como Visual, Trend, Azul Viagens, MGM, CVC, Tam Viagens, entre outras, continuam usando o material dado pelo ministério. O Fohb e a Braztoa também apoiaram a iniciativa, que visa estimular as viagens dos brasileiros pelo Brasil. "A rede Bourbon fez uma ação linda na internet", conta Luciana.
O ministro participa amanhã de uma coletiva de imprensa com a Abav, para apresentar ações para a Feira da Abav, que começa dia 24, em São Paulo. “O Partiu Brasil continua em feiras como Abav, Gramado e João Pessoa, mas também teremos ações especiais de valorização do produto nacional. Uma das ações será o Café Brasil, com cafés gourmets das cinco regiões do País. O trade e o público poderão conhecer mais sobre nossas regiões por meio do café”, explica. Ainda na Abav, o ministro Vinicius Lages lança o documento referencial, plano estratégico para os próximos quatro anos.
PESQUISA
Além das feiras (o MTur não pode fazer mídia devido ao período de eleições), o ministério prepara uma pesquisa para saber os hábitos de consumo do viajante brasileiro (e até do não viajante). Esses dados vão embasar o novo plano de marketing do MTur. Tanto a pesquisa quanto o plano devem ser divulgados em dezembro. “Temos a missão de deixar tudo planejado e amarrado para os próximos anos, não importando quem assuma a pasta no próximo governo”, disse Luciana.
Já com a pesquisa em mãos, o MTur deve colocar no ar uma campanha de verão, com dicas para que o passageiro saiba comprar o Brasil. “Da antecedência aos tipos de produto, das comparações de viagens similares aos nichos, queremos mostrar as possibilidades do Brasil para o viajante”, continuou Luciana. “Temos produtos fantásticos no País, como o Cais do Sertão, em Pernambuco, o Museu Pelé, em Santos, em ter tantos outros, e o brasileiro precisa descobri-los”, finalizou.
COMUNICAÇÃO
O chefe da Ascom do MTur, Rodrigo Bauer do Carmo, que esteve na visita ao PANROTAS esta manhã, anunciou também que toda a comunicação (com a imprensa e o público) será unificada, com mudanças no site e a criação de um selo de agência de notícias. Um banco de imagens oficial também está sendo organizado.