Rafael Carreira   |   27/05/2014 15:09

Brasil e Colômbia fecham acordo para trânsito de turistas

A presidente Dilma assinou um decreto para firmar o acordo entre os governos do Brasil e da Colômbia. Com isso, os países adotaram um sistema simplificado que estimula e facilita o trânsito de pessoas entre os territórios, bastando a apresentação da identidade nacional do país de origem.

A presidente da República, Dilma Rousseff, assinou ontem (26) o decreto presidencial nº 8.246 para firmar um acordo entre os governos do Brasil e da Colômbia. Com isso, os países adotaram um sistema simplificado que estimula e facilita o trânsito das pessoas, com fins de turismo ou de negócios, entre ambos os territórios, e facultou aos viajantes, o uso da identidade nacional do país de origem como documento comprobatório – no caso do Brasil, o RG, não valendo outros documentos.

Segundo o estudo sobre demanda turística internacional, do Ministério do Turismo, feito em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Ipea), os turistas da América do Sul, em especial da Argentina, Uruguai, Chile e Paraguai, representam cerca de 40% do receptivo brasileiro. “A facilitação de entrada de turistas vindos de nações vizinhas aprofunda a integração regional entre os países sul-americanos”, disse o ministro do Turismo, Vinícius Lages.

Para ingressar, transitar e sair do país vizinho, brasileiros e colombianos deverão apresentar, além da identidade, o cartão imigratório correspondente e deverão cumprir as normas sanitárias internas de cada nação. O tempo de permanência em cada território é de 90 dias, prorrogáveis por igual período.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados