Maria Izabel Reigada   |   11/04/2014 10:05

Setur-DF lança programa de estímulo ao turismo cívico

Foi lançado ontem, no Distrito Federal, o programa Turismo Cidadão. O objetivo é promover o turismo cívico, incentivar o patriotismo e despertar o orgulho pela capital do País,

Foi lançado ontem, no Distrito Federal, o programa Turismo Cidadão. O objetivo é promover o turismo cívico, incentivar o patriotismo e despertar o orgulho pela capital do País, segundo a Secretaria de Turismo do Distrito Federal. "Fizemos uma pesquisa e identificamos que 62% da população do Distrito Federal não conhece os monumentos de Brasília por dentro e não sabem a história da cidade. Nada melhor do que começar a mudar essa realidade pelas crianças das escolas públicas, grupos de risco e idosos do DF”, disse o secretário de Turismo do DF, Luís Otávio Neves, destacando o enfoque pedagógico nesta primeira etapa do projeto.

“Essa é uma ação de promoção da cidadania e não tenho dúvidas que após participar do programa eles difundirão o que viram e o que aprenderam e formarão uma cadeia de divulgação da nossa cidade", explicou, em referência às crianças de escolas públicas do DF, que receberão cartilha ilustrada pelo cartunista Ziraldo dentro do programa.

"Essa foi uma das coisas mais criativas que eu já tive que ilustrar, a cartilha é uma dessas pequenas ideias geniais. O dia de hoje inaugura uma declaração de amor por Brasília. Trazer todo dia crianças, adultos e idosos para reconhecerem o lugar que moram é uma das coisas mais fundamentais”, disse Ziraldo, que participou do evento de lançamento.

Dentro do programa, os professores das escolas públicas do Distrito Federal serão capacitados e receberão cartilha de orientação sobre o roteiro, metodologia, linguagens, ciências da natureza, ciências humanas e informações sobre os monumentos da cidade, para desenvolver em sala de aula o conteúdo visto durante a visita guiada. Grupos organizados também poderão participar do programa por meio de agendamento. O contato é o e-mail turismocidadao.agenda@gmail.com.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados