MTur e Sebrae terão cursos de gestão empresarial
O governo federal e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) lançaram hoje o Programa de Competitividade do Turismo Brasileiro. O acordo foi assinado por Flávio Dino, presidente da Embratur; Gastão Vieira, ministro do Turismo; e Luiz Barreto, presidente do Sebrae.
O Ministério do Turismo e o Sebrae lançaram hoje o Programa de Competitividade do Turismo Brasileiro. O acordo foi assinado pelo presidente da Embratur, Flávio Dino, pelo ministro do Turismo Gastão Vieira, e pelo presidente do Sebrae, Luiz Barretto. Entre as ações do programa está a realização de cursos para aprimorar a gestão empresarial de micro e pequenos empreendimentos turísticos.
“A entrada de turistas estrangeiros no Brasil deve, naturalmente, aumentar ao longo dos próximos três anos, graças à exposição garantida pelos megaeventos”, avaliou Dino. “Nossa grande preocupação deve ser a de dar sustentabilidade a esse crescimento após os megaeventos.” O presidente da Embratur acredita que a chave para a sustentabilidade é oferecer bons serviços a preços justos: “O programa lançado em parceria com o Sebrae é um grande passo nessa direção”.
Outro serviço que será oferecido a empresários pelo programa é o apoio à promoção e acesso a novos mercados, com o fornecimento de dados de mercado. Em novembro serão implantados os Escritórios Brasileiros de Turismo (EBTs), que na opinião de Dino poderão contribuir com o ajuste fino de estratégias de mercado para essas empresas. Além disso, a Embratur e o Sebrae voltarão a realizar análises de benchmarking que permitam estimular o uso das melhores práticas. Um dos objetivos, segundo Barretto, é mapear as demandas por produtos desses segmentos que podem ser supridas por micro e pequenas empresas.
“Esse é um segmento altamente democrático economicamente, graças à sua capilaridade e à possibilidade de pequenos empresários criarem estabelecimentos aproveitando pequenos nichos de mercado”, avalia Dino.
“A entrada de turistas estrangeiros no Brasil deve, naturalmente, aumentar ao longo dos próximos três anos, graças à exposição garantida pelos megaeventos”, avaliou Dino. “Nossa grande preocupação deve ser a de dar sustentabilidade a esse crescimento após os megaeventos.” O presidente da Embratur acredita que a chave para a sustentabilidade é oferecer bons serviços a preços justos: “O programa lançado em parceria com o Sebrae é um grande passo nessa direção”.
Outro serviço que será oferecido a empresários pelo programa é o apoio à promoção e acesso a novos mercados, com o fornecimento de dados de mercado. Em novembro serão implantados os Escritórios Brasileiros de Turismo (EBTs), que na opinião de Dino poderão contribuir com o ajuste fino de estratégias de mercado para essas empresas. Além disso, a Embratur e o Sebrae voltarão a realizar análises de benchmarking que permitam estimular o uso das melhores práticas. Um dos objetivos, segundo Barretto, é mapear as demandas por produtos desses segmentos que podem ser supridas por micro e pequenas empresas.
“Esse é um segmento altamente democrático economicamente, graças à sua capilaridade e à possibilidade de pequenos empresários criarem estabelecimentos aproveitando pequenos nichos de mercado”, avalia Dino.