Turistas avaliam serviços na Copa das Confederações
O grau de satisfação com os turistas brasileiros e internacionais com o serviços turísticos da Copa das Confederações, que tem sua final neste domingo, está acima de 50% em mais da metade dos serviços. A constatação é do estudo realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe),
O grau de satisfação com os turistas brasileiros e internacionais com os serviços turísticos da Copa das Confederações, que tem sua final neste domingo, está acima de 50% em mais da metade dos serviços. A constatação é do estudo realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), encomendado pelo Ministério do Turismo. Entre os itens com avaliação negativa estiveram o preço da alimentação nos estádios, aprovado por apenas 21,9% dos entrevistados, assim como a qualidade do transporte público e o atendimento em outros idiomas, segundo a pesquisa. “A pesquisa é importante porque nos dá um diagnóstico dos serviços que precisam avançar até a Copa do Mundo de 2014”, disse o ministro do Turismo, Gastão Vieira, na apresentação dos resultados da pesquisa, hoje, em Brasília.
Entre os itens bem avaliados pelo estudo aparecem os serviços de táxi, a segurança pública, os restaurantes e o conforto dos estádios. “Surpreende a avaliação positiva dos restaurantes, preço dos táxis. Agora, é negativa no que se passa dentro dos estádios. As pessoas acham que a comida é cara e ruim e o preço das bebidas é alto. Há reclamações desses serviços que as arenas estão oferecendo”, completou o ministro.
A maior parte do público em geral permaneceu até três noites na cidade-sede (73,4%) e se hospedou majoritariamente em hotéis (58,4%) e casas de família (37,1%). Em relação aos preços, os meios de hospedagem receberam aprovação de 68,4% dos entrevistados. Entre os estrangeiros, o tempo de permanência no Brasil foi de oito a 15 noites (41,5%), e a preferência por hotéis atingiu 84% deles. Entre os serviços que mais agradaram, citados espontaneamente pelo público em geral, destacam-se as condições gerais da cidade (10,1%), aspectos da natureza local (9,6%) e a qualidade dos jogos (8,1%).
Os itens de infraestrutura das cidades-sede mais bem avaliados pelos turistas estrangeiros foram os serviços de transporte privado (83,1%), a limpeza das ruas (78,3%) e a segurança pública (71,7%). Já os serviços turísticos mais bem vistos são os restaurantes (91,5%), a diversão noturna (86,2%) e o local de hospedagem (84,8%). A pesquisa divulgada pelo MTur reuniu dados de duas mil entrevistas feitas em estádios com brasileiros e estrangeiros e 106 entrevistas em aeroportos apenas com estrangeiros. Os dados são parciais e, quando finalizada, a pesquisa totalizará 14 mil entrevistas. “Os números mostram que o evento tem um grande potencial de atração turística. A Copa das Confederações foi o principal motivo de viagem para 85,3% do público em geral entrevistado”, concluiu Vieira.
Entre os itens bem avaliados pelo estudo aparecem os serviços de táxi, a segurança pública, os restaurantes e o conforto dos estádios. “Surpreende a avaliação positiva dos restaurantes, preço dos táxis. Agora, é negativa no que se passa dentro dos estádios. As pessoas acham que a comida é cara e ruim e o preço das bebidas é alto. Há reclamações desses serviços que as arenas estão oferecendo”, completou o ministro.
A maior parte do público em geral permaneceu até três noites na cidade-sede (73,4%) e se hospedou majoritariamente em hotéis (58,4%) e casas de família (37,1%). Em relação aos preços, os meios de hospedagem receberam aprovação de 68,4% dos entrevistados. Entre os estrangeiros, o tempo de permanência no Brasil foi de oito a 15 noites (41,5%), e a preferência por hotéis atingiu 84% deles. Entre os serviços que mais agradaram, citados espontaneamente pelo público em geral, destacam-se as condições gerais da cidade (10,1%), aspectos da natureza local (9,6%) e a qualidade dos jogos (8,1%).
Os itens de infraestrutura das cidades-sede mais bem avaliados pelos turistas estrangeiros foram os serviços de transporte privado (83,1%), a limpeza das ruas (78,3%) e a segurança pública (71,7%). Já os serviços turísticos mais bem vistos são os restaurantes (91,5%), a diversão noturna (86,2%) e o local de hospedagem (84,8%). A pesquisa divulgada pelo MTur reuniu dados de duas mil entrevistas feitas em estádios com brasileiros e estrangeiros e 106 entrevistas em aeroportos apenas com estrangeiros. Os dados são parciais e, quando finalizada, a pesquisa totalizará 14 mil entrevistas. “Os números mostram que o evento tem um grande potencial de atração turística. A Copa das Confederações foi o principal motivo de viagem para 85,3% do público em geral entrevistado”, concluiu Vieira.