Da Redação   |   23/11/2012 12:43

País está otimista com candidatura de SP à Expo 2020

O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, demonstrou ontem (quinta-feira, dia 22) otimismo com a candidatura da cidade de São Paulo a sediar a Exposição Universal de 2020 (Expo 2020)

DA AGÊNCIA BRASIL

O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, demonstrou ontem (quinta-feira, dia 22) otimismo com a candidatura da cidade de São Paulo a sediar a Exposição Universal de 2020 (Expo 2020). Patriota passou os últimos dias em Paris, na França, ao lado do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, e do prefeito eleito Fernando Haddad, em campanha pela candidatura.

A cidade disputa a escolha para sede da Expo 2020 com as cidades de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos; Esmirna, na Turquia; Ayuthaya, na Tailândia; e Iekaterinburgo, na Rússia.

“Considero que estamos lançando uma candidatura vencedora”, disse Patriota, que participa hoje em Salvador do seminário Mercosul: Novas Perspectivas. Ele lembrou, porém, que será necessário vencer vários desafios, que são também obstáculos enfrentados pela humanidade, ressaltou.

“São Paulo é a síntese do século 21, com grande força da indústria, da agricultura e do setor primário, com seu dinamismo. Mas há desafios, que são [também] da humanidade, como a necessidade de desenvolver uma infraestrutura e [solucionar] alguns entraves, como a pobreza e o progresso social”, destacou o chanceler.

Patriota reiterou que São Paulo representa não só o Brasil, mas a América do Sul. “São Paulo é o centro industrial e financeiro brasileiro. É a maior cidade da América do Sul e tem todas as condições de organizar uma exposição universal à altura daquilo que se espera”, disse. Ele lembrou que eventos como a Expo2020 atraem a atenção da comunidade internacional. “Grandes eventos contribuem para atrair o interesse da comunidade internacional para aquele que organiza.”

A candidatura da cidade à sede da exposição foi defendida durante reunião na sede do Bureau International des Expositions (BIE), em Paris. Criado em 1928, o BIE é integrado por 157 países e tem a função de supervisionar demandas relativas à organização de grandes eventos internacionais.

Lançada em novembro do ano passado, a candidatura de São Paulo foi formalmente apresentada ontem. Há um ano, o Comitê São Paulo Expo 2020 trabalha pela escolha da capital para sediar o evento. A definição será em novembro de 2013, em uma assembleia do BIE.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Sobre os comentários nas notícias da PANROTAS, importante mencionar que todos eles passam por uma mediação prévia. Os comentários não são publicados imediatamente e não há garantia de publicação. Estimulamos toda e qualquer manifestação que tenha relação com o contexto da matéria, que encoraje o debate, complemente a informação e traga pontos de vistas diferentes.