Felipe Niemeyer   |   01/06/2010 10:31

Selo de qualidade para o setor será implantado em 2011

A implantação da certificação para prestadores de serviços turísticos foi tema de palestras no Núcleo de Conhecimento do Salão do Turismo.

A implantação da certificação para prestadores de serviços turísticos foi tema de palestras no Núcleo de Conhecimento do Salão do Turismo. Segundo o diretor de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico do MTur, Ricardo Moesch, a estimativa é que o selo chegue ao mercado em 2011.

A certificação é para hotéis, agências de viagens, transportadores turísticos, parques temáticos entre outros segmentos do turismo. “A implantação do selo é uma medida fundamental para melhorar a imagem e a qualidade dos serviços e produtos brasileiros”, avalia Moesch, acrescentando que ao adotar sistemas de qualidade o País está seguindo uma tendência mundial.

A adesão ao selo é voluntária e o Ministério trabalha com três conceitos: cadastro, classificação e certificação. A obrigatoriedade é somente para o cadastramento no sistema Cadastur para oito segmentos, entre os quais agências de viagens, transportadores e meios de hospedagem, de acordo com a Lei do Turismo. A classificação e o selo são de adesão voluntária.

O modelo de selo do Chile foi apresentado no evento pelo coordenador do Programa de Qualidade de Serviços Turísticos chilenos, Cláudio Garrido. Participaram também da mesa de debates a coordenadora-geral de Serviços Turísticos do MTur, Rosiane Rockenbach, o diretor de Qualidade do Inmetro, Alfredo Lobo, e o consultor do projeto do selo, José Augusto.

O processo de implantação do selo é uma iniciativa do MTur em parceria com o Instituto de Metrologia, que será o órgão acreditador, e a Sociedade Brasileira de Metrologia (SBM). A idéia, segundo Moesch, é de se criar um selo também para os países do Mercosul.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados