MTur mapeia hábitos de consumo do turista brasileiro
O Ministro do Turismo, Luiz Barretto, divulga hoje (4), dentro de alguns minutos, em Brasília, os resultados da pesquisa Hábitos de Consumo do Turismo Brasileiro.
O Ministro do Turismo, Luiz Barretto, divulga hoje (4), dentro de alguns minutos, em Brasília, os resultados da pesquisa Hábitos de Consumo do Turismo Brasileiro. O estudo mapeou o comportamento e o posicionamento dos brasileiros sobre serviços e produtos turísticos. A análise será importante para a formulação de novas estratégias de promoção e divulgação do turismo nacional. Encomendado pelo Ministério do Turismo (MTur) ao Instituto Vox Populi, o levantamento aconteceu entre os dias 17 de junho e 7 de julho deste ano e ouviu 2.322 pessoas, maiores de 18 anos, das classes A, B, C e D.
As entrevistas foram realizadas por telefone em doze capitais: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Salvador (BA), Recife (PE), Fortaleza (CE), Brasília (DF) e Goiânia (GO). Os entrevistados foram divididos em três grupos: clientes atuais (que fizeram alguma viagem nos últimos dois anos); clientes potenciais (que não viajaram, mas pretendem viajar nos próximos dois anos) e não clientes (que não viajaram e não pretendem viajar nos próximos dois anos).
Com os resultados, é possível traçar o perfil socioeconômico dos turistas que viajam e que pretendem viajar, verificar quais as expectativas em torno da viagem que será feita e as impressões sobre a viagem mais recente.
Entre as variáveis pesquisadas, estão: a fonte de informação; com quem viaja habitualmente; quando costuma viajar e qual a antecedência para programar e para comprar a viagem. Também há questões sobre forma de pagamento (se à vista ou a prazo); se compra pacote ou se viaja por conta própria; onde se hospeda; qual transporte utiliza normalmente; o roteiro de viagem preferido; a estimativa de viagens realizadas no Brasil por ano e a duração das viagens.
Na ocasião, o ministro Luiz Barretto também lançará novas peças publicitárias da campanha “Se você é brasileiro está na hora de conhecer o Brasil” (para o verão 2009/2010). A ação pretende estimular as viagens domésticas no país durante as férias. O litoral brasileiro é o tema de filmes publicitários e impressos, que serão veiculados em canais de televisão, internet, revistas, jornais, cinemas, aeroportos e estações de metrô.
As entrevistas foram realizadas por telefone em doze capitais: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Salvador (BA), Recife (PE), Fortaleza (CE), Brasília (DF) e Goiânia (GO). Os entrevistados foram divididos em três grupos: clientes atuais (que fizeram alguma viagem nos últimos dois anos); clientes potenciais (que não viajaram, mas pretendem viajar nos próximos dois anos) e não clientes (que não viajaram e não pretendem viajar nos próximos dois anos).
Com os resultados, é possível traçar o perfil socioeconômico dos turistas que viajam e que pretendem viajar, verificar quais as expectativas em torno da viagem que será feita e as impressões sobre a viagem mais recente.
Entre as variáveis pesquisadas, estão: a fonte de informação; com quem viaja habitualmente; quando costuma viajar e qual a antecedência para programar e para comprar a viagem. Também há questões sobre forma de pagamento (se à vista ou a prazo); se compra pacote ou se viaja por conta própria; onde se hospeda; qual transporte utiliza normalmente; o roteiro de viagem preferido; a estimativa de viagens realizadas no Brasil por ano e a duração das viagens.
Na ocasião, o ministro Luiz Barretto também lançará novas peças publicitárias da campanha “Se você é brasileiro está na hora de conhecer o Brasil” (para o verão 2009/2010). A ação pretende estimular as viagens domésticas no país durante as férias. O litoral brasileiro é o tema de filmes publicitários e impressos, que serão veiculados em canais de televisão, internet, revistas, jornais, cinemas, aeroportos e estações de metrô.