Felipe Niemeyer   |   19/10/2009 10:31

CTur da CNC aborda importância das PPPs para o setor

Silvio Magalhães Barros, especialista em turismo e atual prefeito de Maringá-PR, participou como palestrante na última reunião do Conselho de Turismo da CNC.

Sílvio Magalhães Barros, especialista em Turismo e atual prefeito de Maringá (PR), participou como palestrante na última reunião do Conselho de Turismo da CNC, no Rio de Janeiro, na última semana. Barros falou sobre “A Contribuição do Microempreendedorismo na Economia do Turismo” e o “Desafio da Sustentabilidade no Turismo”. A reunião deu prosseguimento aos debates em torno do atual macrotema de análise do CTur, “O Turismo e a Economia do Brasil”.

De acordo com o político, “para que os prefeitos dos municípios brasileiros possam adotar ações que priorizem setores como o de Turismo, é necessária a participação da sociedade para legitimar as decisões”. Na análise do prefeito de Maringá, “é mais difícil a população participar de forma efetiva, construtiva e legítima do processo de gestão dos recursos públicos do que os políticos abrirem mão de seu poder de tomar decisões sobre como e onde aplicar os recursos”. “É preciso desmistificar a percepção de que a parceria com políticos é ruim, porque ela é necessária. A vontade política é a maior e mais poderosa ferramenta para promover mudanças”, disse.

Um exemplo de parceria entre sociedade e poder público citado foi o ginásio do Parque do Japão de Maringá, localizado em um terreno de 100 mil metros quadrados, doado à prefeitura. “O doador do terreno também ganhou com a parceria, já que outras áreas do mesmo proprietário no entorno do parque se valorizaram imobiliariamente”, ressaltou o prefeito.

Ou exemplo citado foi a SER Maringá – Sociedade Eticamente Responsável, uma organização sem fins econômicos que tem o objetivo de promover a discussão e propor ações acerca desses problemas sociais. “Se queremos criar vontade, motivação política, ela deve estar dos dois lados da mesa, com poder púbico e sociedade”, afirmou.

Silvio Magalhães Barros trabalhou na atividade turística por 25 anos, tendo sido secretário de Turismo nos Estados do Amazonas e também do Paraná. Foi secretário nacional adjunto de Turismo em Brasília no Ministério da Indústria, do Comércio e do Turismo em 1993 e 1994. Durante cinco anos foi membro do Conselho Diretor da Sociedade Mundial de Ecoturismo. Como consultor foi responsável pela implantação dos convention e visitors bureaux de alguns dos principais destinos turísticos do Brasil: Foz do Iguaçu, Curitiba, Recife, Manaus e Florianópolis. Foi diretor para a América Latina do WTTC - Conselho Mundial de Viagens e Turismo entre 1999 e 2003. É palestrante e conferencista em eventos de Turismo e Meio Ambiente em diversas partes do Brasil e também no Exterior.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados