Felipe Niemeyer   |   24/09/2009 13:17

Sessão solene no Senado abre Semana de Turismo

As comissões de Turismo e Desporto da Câmara, de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado e a Frente Parlamentar do Turismo promovem de hoje a sexta-feira (25) a 3ª Semana Nacional de Turismo no Congresso Nacional.

BRASÍLIA - As comissões de Turismo e Desporto da Câmara, de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado e a Frente Parlamentar do Turismo promovem de hoje a sexta-feira (25) a 3ª Semana Nacional de Turismo no Congresso Nacional. A sessão solene pelo Dia Mundial de Turismo no plenário do Senado aconteceu agora pouco com a presença de senadores e autoridades do trade de turismo, entre eles, o ministro do Turismo, Luiz Barretto.

O presidente da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados, Afonso Hamm, foi uma falta sentida. O parlamentar foi receber uma homenagem no Rio Grande do Sul.

Na ocasião, os senadores que se pronunciaram destacaram o bom momento que o Brasil vive economicamente, e o potencial turístico do País a ser explorado, baseado na premissa do desenvolvimento sustentável. A necessidade de investimentos em capacitação e infraestrutura para o avanço do setor foram ressaltados. O papel do Sistema CNC Sesc/Senac para o desenvolvimento e a qualificação do turismo brasileiro ao longo de 60 anos também foi lembrado enfaticamente. O senador Adelmir Santana, inclusive, disse ser contra a divisão de recursos – caso a CNTur seja instituida, isolando o turismo em um único sistema. “Precisamos nos unir para garantir melhorias para o setor. Não sou contra a criação da CNTur, mas contra o esfacelamento do que já foi construído pela CNC ao longo do tempo”, disse.

O ministro Luiz Barreto ressaltou a importância do trabalho conjunto com o Legislativo. “O Legislativo está cooperando munto com o trabalho do Mtur, não só em relação a emendas que engrossam o meu orçamento, mas em relação ao avanço em questões que beneficiam o setor”, disse, lembrando que a parceria com a iniciativa privada também é fundamental.

Ao todo, 34 senadores assinaram o registro de comparecimento, mas a maioria não ficou presente no plenário.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados