PANROTAS Brasília   |   13/07/2009 18:42

Câmara terá Frente pró transporte aéreo regional

Amanhã, às 16h30, acontecerá em Brasília (DF) a instalação da Frente Parlamentar em Defesa do Transporte Aéreo Regional na Câmara Federal

Amanhã, às 16h30, acontecerá em Brasília (DF) a instalação da Frente Parlamentar em Defesa do Transporte Aéreo Regional na Câmara Federal, como resultado de uma iniciativa do deputado federal Vital do Rêgo Filho (PMDB/PB). Na próxima quarta-feira (15), às 14h, os deputados vão discutir a participação do capital estrangeiro na aviação regional na Amazônia em audiência pública na Câmara Federal, no plenário 11. Já tramita na casa o PL 1799/02 que cria adicional tarifário de 1% sobre o valor dos bilhetes das linhas aéreas regulares domésticas para subsidiar as companhias regionais.

A audiência foi proposta pelos deputados José Guimarães (PT-CE), Perpétua Almeida (PCdoB-AC) e Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), e é um promoção conjunta das comissões da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional; de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; de Viação e Transporte e da Comissão Especial do Código Brasileiro de Aeronáutica.

Para Apostole Lazaro Chryssafidis, presidente da Abetar (Associação Brasileira das Empresas de Transporte Aéreo Regional), a criação da Frente é o reconhecimento dos parlamentares a importância do setor como agente de integração entre todas as regiões, possibilitando a inclusão social, desenvolvimento, geração de emprego e renda nas comunidades carentes de infraestrutura aeroportuária.

“A partir de agora contamos efetivamente com o apoio da Câmara dos Deputados para nos ajudar a cobrar a adoção de medidas em prol da aviação regional, que tanto contribui para a integração do país. A iniciativa do deputado Vital do Rêgo Filho mostra a sensibilidade do poder legislativo em trabalhar em prol do desenvolvimento do País”, disse Lack.

“O objetivo é trazer a aviação regional para outro debate, reconhecendo-a como grande propulsora do desenvolvimento do interior do País. Hoje temos
poucos aeródromos no interior em condições de receber turistas e
empreendedores”, disse o deputado Vital do Rêgo Filho.

Foram convidados para o debate o secretário de Aviação Civil do Ministério da Defesa, Jorge Godinho Barreto Nery; o presidente do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias, José Márcio Mollo; o diretor-presidente da Associação Brasileira de Transportes Aéreos Regionais, Apostole Lazaro Chryssafidis; a presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Solange Paiva Vieira; o presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Arthur Badin; um represenante da Secretaria de Assuntos Estratégicos; o presidente Executivo da Azul Linhas Aéreas, Pedro Joanot; diretor-presidente da Webjet Linhas Aéreas, José Wagner Ferreira; tenente Brigadeiro do Ar, brigadeiro Juniti Saito; presidente da Gol Linhas Aéreas, Constantino de Oliveira Júnior; presidente da Tam Linhas Aéreas, David Barioni Neto; presidente da Oceanair Linhas Aéreas, German Efromovich; diretor-presidente da Pantanal Linhas Aéreas, Marcos Sampaio Ferreia; diretor-presidente da Trip Transporte Aéreo Regional, José Mario Caprioli dos Santos.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados