CTD aprova emendas para promoção e Prodetur
Comissão de Turismo da Cãmara aprova emendas para promoção e Prodetur
BRASÍLIA - A Comissão de Turismo e Desporto (CTD) aprovou a inclusão de cinco emendas de metas para a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2010, das quais duas são direcionadas para o turismo. Essas emendas ampliam as metas que já estão previstas no texto do projeto da LDO. As duas que foram aprovadas são indicações do próprio Ministério do Turismo que as tinham como prioridade.
Uma das emendas garante ampliação de recursos para promoção, marketing e apoio à comercialização do País no mercado internacional, tendo como meta o retorno de US$ 640 milhões em divisas geradas. A outra, reforça a participação da União na implantação do Prodetur Nacional, viabilizando a contrapartida para mais 22 ações além das já previstas.
Para o presidente da CTD, deputado Afonso Hamm, a escolha das duas emendas dentre as seis inicialmente apresentadas tomaram como base não apenas a indicação do MTur, mas, principalmente, garantir recursos às ações necessárias para a realização da Copa do Mundo de Futebol. “Tivemos que estabelecer uma prioridade para darmos um respaldo no orçamento para a Copa de 2014. Precisávamos de uma rubrica que garantisse a divulgação do Brasil como sede ainda em 2010 e outra que garantisse o início das obras de infraestrutura.”
A aprovação da emenda de promoção e marketing gerou polêmica entre os deputados. Lupércio Ramos (PMDB-AM) chegou a sugerir a substituição da emenda por uma outra que ampliava em 42 mil o número de pessoas atendidas por programas de qualificação profissional. “O fato de ser sede do mundial já vai gerar uma mídia espontânea muito forte para o País. O que precisamos mais agora é preparar essa mão de obra para receber esse fluxo de turistas que será gerado”, afirmou o parlamentar, sendo apoiado pelo deputado Deley (PSC-RJ).
Mesmo sem aprovação, a capacitação, segundo Hamm, ainda será mais uma prioridade da CTD. “Vamos buscar junto ao MTur uma agenda para dimensionarmos o que é possível fazer em 2010. Podemos ainda incluir isso na relatoria setorial. Vamos ver com os consultores o que é possível fazer. Nosso entendimento é que a capacitação não é menos importante.”
Uma das emendas garante ampliação de recursos para promoção, marketing e apoio à comercialização do País no mercado internacional, tendo como meta o retorno de US$ 640 milhões em divisas geradas. A outra, reforça a participação da União na implantação do Prodetur Nacional, viabilizando a contrapartida para mais 22 ações além das já previstas.
Para o presidente da CTD, deputado Afonso Hamm, a escolha das duas emendas dentre as seis inicialmente apresentadas tomaram como base não apenas a indicação do MTur, mas, principalmente, garantir recursos às ações necessárias para a realização da Copa do Mundo de Futebol. “Tivemos que estabelecer uma prioridade para darmos um respaldo no orçamento para a Copa de 2014. Precisávamos de uma rubrica que garantisse a divulgação do Brasil como sede ainda em 2010 e outra que garantisse o início das obras de infraestrutura.”
A aprovação da emenda de promoção e marketing gerou polêmica entre os deputados. Lupércio Ramos (PMDB-AM) chegou a sugerir a substituição da emenda por uma outra que ampliava em 42 mil o número de pessoas atendidas por programas de qualificação profissional. “O fato de ser sede do mundial já vai gerar uma mídia espontânea muito forte para o País. O que precisamos mais agora é preparar essa mão de obra para receber esse fluxo de turistas que será gerado”, afirmou o parlamentar, sendo apoiado pelo deputado Deley (PSC-RJ).
Mesmo sem aprovação, a capacitação, segundo Hamm, ainda será mais uma prioridade da CTD. “Vamos buscar junto ao MTur uma agenda para dimensionarmos o que é possível fazer em 2010. Podemos ainda incluir isso na relatoria setorial. Vamos ver com os consultores o que é possível fazer. Nosso entendimento é que a capacitação não é menos importante.”