Ana Maria Donato   |   17/01/2006 11:25

Nordeste: maior espaço no estande do Brasil na BTL

Nordeste: maior espaco no estande do Brasil na BTL LISBOA - O Nordeste, e a Bahia dentro da regiao, tem o maior espaco no estande do Brasil

LISBOA - O Nordeste, e a Bahia dentro da região, tem o maior espaço no estande do Brasil na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que começa amanhã, na capital portuguesa. O estande coordenado pela Embratur tem 909 metros quadrados, 29 instituições e 35 operadoras e hotéis.

O presidente da Abav Nacional, João Martins, o diretor Leonel Rossi Jr., e a superintendente Isa Garbin chegam amanhã para divulgar a Feira das Américas no cooperado do Brasil. Segundo a diretora de Turismo de Turismo de Negócios e Eventos da Embratur, Jeanine Pires, cerca de 200 brasileiros estarão no estande, que terá também mais espaço para o artesanato brasileiro, mostrado em uma vitrine.

"A participação brasileira na feira tem crescido em quantidade e diversidade", disse Jeanine que aguarda a chegada do ministro Walfrido dos Mares Guia, do diretor de Lazer e Incentivo, Airton Pereira, e da coordenadora do Fórum Mundial de Turismo no MTur, Paula Sanches. E também da nova consultora do EBT Portugal, Neila Araújo.

Diversas apresentações culturais também estão agendadas para o estande, como um grupo de Pernambuco. Um grupo tocará músicas brasileiras durante todo o dia e haverá um maquiador para quem quiser ter a marca Brasil no rosto.

De acordo com o Estudo da Demanda Turística Internacional 2003, realizado pela Embratur, 336.988 turistas de Portugal visitaram o Brasil em 2004. Portugal é o terceiro maior emissor de turistas para o País.

O estudo revela que 76% dos turistas portugueses tiveram o lazer como motivação da visita ao Brasil. Compromissos de Negócios, Congressos e Convenções responderam por 12,5%, das razões e visitas a familiares ou amigos, por outros 10,1%. Hospedaram-se em hotéis 77,4% desses visitantes e 17,4% ficaram em casas de amigos ou parentes. Cerca de 97% dos visitantes portugueses manifestaram intenção de voltar ao Brasil.

Ainda de acordo com o estudo, as cidades mais visitadas pelos portugueses são: Recife (PE) com 27%, Fortaleza (CE) com 25,1%, Salvador (BA) com 23,5%, Rio de Janeiro, 15,6%, Natal (RN) 11,2%, Ipojuca (PE) com 10,5% e São Paulo, 4,8%.


*Fonte: O Plantão de Notícias viaja a convite da Tap e da BTL.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.