Passaporte comum para Mercosul sai em novembro
Passaporte comum para Mercosul sai em novembro FOZ DO IGUACU (PR) — Na vespera do encerramento da Conferencia Internacional Conta Satelite
O anúncio foi feito nesta manhã pelo diretor do departamento de Relações Internacionais do Ministério do Turismo, Pedro Wendler, para que o documento servirá tanto para estimular o tráfego de fronteira entre os países do Mercosul, como para melhor se calcular esse fluxo, facilitando assim a formulação da Conta Satélite Turismo dos países da região. O modelo do passaporte está sendo concluído pelo MTur e Ministério das Relações Exteriores e terá um sistema de controle com código de barras. E validade de dez anos, segundo Wendler.
O passaporte será, ainda, instrumento de apoio aos estudos para uma maior integração dos países do Mercosul, estratégia multinacional que prevê a criação de uma legislação única a vigorar na região e até uma moeda única, projetos maiores que envolvem várias outros órgãos oficiais dos governos, com presença já confirmada no encontro de novembro. Esses temas começaram a ser tradados na primeira edição do Frontur, ocorrido no Rio Grande do Sul, em 2004, mas segundo Wendler, sua implantação será de longo prazo. “Na verdade, o turismo será a base de um projeto de criação da Comunidade Mercosul”, finaliza.