Marcos Agê   |   02/03/2005 17:36

Nova audiência pública debate crise no setor aéreo

Nova audiencia publica debate crise no setor aereo BRASILIA - A deputada Yeda Crusius confirmou para o proximo dia 10 de marco a reali

BRASÍLIA - A deputada Yeda Crusius confirmou para o próximo dia 10 de março a realização de mais uma audiência pública para discussão da crise do setor aéreo. Será na Comissão de Relações Exteriores e a idéia é convidar o vice-presidente e ministro da Defesa, José Alencar, negociador oficial do governo, os presidentes das companhias aéreas Varig, Tam, e Vasp – cuja concessão para operar continua suspensa – para tentar costurar um acordo com base na nova Lei de Falências aprovada pelo Congresso e em vias de ser sancionada na próxima semana.

A deputada acha que o imbróglio está chegando ao fim, depois que até o presidente do Superior Tribunal de Justiça, Edson Vidigal, defendeu um encontro de contas entre as dívidas junto à União acumuladas por todas elas e as ações em que reclamam o ressarcimento de perdas por planos econômicos e congelamentos como forma de solucionar o problema. A Câmara seria o palco ideal para que os acertos que já vêm sendo feitos entre o vice-presidente Alencar, o presidente do STJ e os presidentes das companhias – que, segundo fontes do STJ, já teriam se disposto até a abaixar os índices de ressarcimento cobrado nas ações – fossem finalizados. Pela Lei, de autoria do senador Fernando Bezerra (PTB-RN), as empresas teriam até 84 meses para quitar o saldo restante do encontro de contas.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.