Marcos Agê   |   30/03/2005 13:22

Mares Guia recoloca Anac na pauta do Senado

Mares Guia recoloca Anac na pauta do Senado BRASILIA – O governo brasileiro vai fazer nova investida para aprovar o projeto que cria a Agenc

BRASÍLIA – O governo brasileiro vai fazer nova investida para aprovar o projeto que cria a Agência Nacional de Aviação Civil, Anac, que já foi aprovado na Câmara dos Deputados, mas se encontra no Senado há dois anos à espera de apreciação. O assunto voltou à pauta hoje, depois que o ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, disse, ontem à noite, durante audiência pública na nova Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado, encerrada às 23h, que esta é a melhor alternativa para se resolver o problema que enfrenta o setor aéreo nacional, já que cria regras claras para definir a competição entre as empresas e a entrada de capital externo para investimentos no setor.

Segundo Mares Guia, somente com a Anac será possível também se fazer um oportuno e profundo reestudo da malha aeroviária, de maneira a ampliar o número de vôos e atender regiões hoje precariamente servidas, como o Nordeste. Após o comentário do ministro, que respondia a um questionamento do senador Heráclito Fortes (PFL PI), o presidente da Comissão, senador Tasso Jereissati pretende requisitar o projeto para ser apreciado pela CDRT e votado ainda neste semestre.

Na primeira audiência do ministro na nova Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo – a primeira em caráter permanente abrigando o setor – pelo menos 20 senadores participaram do encontro que se iniciou às 18h30 e somente se encerrou às 23h. Mares Guia foi sabatinado pelos senadores, que elogiaram suas respostas e condução da pasta, e ficou de retornar ao Senado no próximo mês para novo encontro com os senadores.

A apresentação de Mares Guia foi considerada histórica por alguns líderes da indústria, como o presidente da ABIH Nacional, Eraldo Alves da Cruz, que acompanhou toda a audiência.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.