Artur Luiz Andrade   |   02/01/2004 08:02

Liminar exige fichamento de turistas americanos

Liminar exige fichamento de turistas americanos Uma liminar do juiz federal Julier Sebastiao da Silva, do Mato Grosso, exige que os visitant

Uma liminar do juiz federal Julier Sebastião da Silva, do Mato Grosso, exige que os visitantes dos Estados Unidos que desembarquem no Brasil tenham o mesmo tratamento que os brasileiros chegando naquele país, ou seja, têm de deixar impressões digitais e ser fotografados. O Brasil é um dos 27 países na lista americana dos que têm de ter seus turistas fichados em visitas aos Estados Unidos. Desde ontem, por causa da liminar, a medida vem sendo executada no Aeroporto de Guarulhos, causando filas de até uma hora. No Rio de Janeiro, a medida ainda não havia entrado em vigor.

A decisão com certeza vai gerar protestos do mercado receptivo brasileiro, que se esforça pelo oposto, o fim dos vistos para visitantes americanos. Há movimentos do Ministério do Turismo e da Embratur para que a exigência dos vistos caia para os americanos, mas a medida do juiz do Mato Grosso é um ingrediente inesperado no processo.

O Brasil exige vistos dos turistas dos Estados Unidos devido a uma questão de reciprocidade, pois os brasileiros precisam de visto em suas viagens para lá, mas o mercado acredita que se essa exigência cair o número de americanos no País pode aumentar significativamente. Promete ser um dos assuntos mais comentados e polêmicos do início de 2004, quando a Embratur retoma seus escritórios nos Estados Unidos, já tendo contratado Alexandre Raulino, ex-Rio CVB, para comandá-los.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.