Fabiana Gonçalves   |   26/02/2002 09:05

Tam confirma liderança no ranking doméstico de aviação

Tam confirma lideranca no ranking domestico de aviacao Em janeiro, mais uma vez, a Tam foi a lider do ranking domestico de aviacao, com 37,

Em janeiro, mais uma vez, a Tam foi a líder do ranking doméstico de aviação, com 37,48% de mercado. A Varig ficou em segundo lugar, com 27,27% de participação.

A suspensão das operações da Transbrasil, em dezembro de 2001, redistribuiu seus passageiros para as outras companhias aéreas do mercado. Números divulgados pelo Snea (Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias) mostra que a Tam foi a empresa que mais ganhou passageiros.

A companhia fundada pelo comandante Rolim Amaro fechou janeiro com uma participação de 38,48% sobre o total de 2,511 milhões de passageiros transportados no mês. Esse desempenho representa um acréscimo de 7,98 pontos percentuais sobre a participação de 29,50% registrada em janeiro de 2001.

A Gol Transportes Aéreos conseguiu subir dois degraus no ranking do mercado de aviação doméstico e fechar janeiro em quarto lugar, perdendo apenas para a Tam, Varig e Vasp. Números divulgados pelo Snea (Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias) a Gol transportou 8,30% dos 2,511 milhões de passageiros que voaram dentro do país em janeiro.

Com esse desempenho, a Gol, criada em janeiro doa ano passado, ficou à frente da Rio Sul, que deteve 7,59% dos passageiros transportados no mês passado. Em janeiro de 2001, quando estreou no mercado, a Gol era a sétima empresa do mercado, com 1,13% de participação. A empresa fechou 2001 em sexto lugar, perdendo para a Transbrasil, que parou de voar no dia 3 de dezembro.

A Gol Transportes Aéreos, que entrou em operação em janeiro de 2001, passou de 1,13% para 8,3% de participação em um ano, ganhando 7,17 pontos percentuais de mercado.

Com a saída da Transbrasil de operação, o sexto lugar do mercado passou para a Nordeste, também do grupo Varig, que fechou janeiro com 3,96% sobre o total de passageiros transportados.

A Varig, no entanto, acabou não abocanhando a fatia deixada pela Transbrasil. A companhia fechou janeiro com 27,27% de participação, o que representa uma queda de 1,86 ponto percentual em relação ao mesmo mês de 2001.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.