Beatriz Vieira   |   18/04/2001 15:53

Fórum do Sindetur-SP discute ameaças e oportunidades da Internet

Forum do Sindetur-SP discute ameacas e oportunidades da Internet Durante 16ª etapa do Forum dos Empresarios de Turismo, realizado pelo Sind

Durante 16ª etapa do Fórum dos Empresários de Turismo, realizado pelo Sindetur-SP, na Federação do Comércio do Estado de São Paulo na noite de ontem, foi discutido o tema “Turismo na Internet: Ameaças e Oportunidades”.

Os professores da Universidade de São Paulo (USP) Eduardo Terra e João Paulo Lara de Siqueira abordaram, para uma platéia de cerca de 200 agentes de viagens e outros representantes do setor, questões como as perspectivas e tendências da internet, o perfil dos internautas nos EUA, assim como no mercado brasileiro.

Segundo Terra, citando pesquisa da Travel Industry Association of America (TIA), US$ 59 milhões de viajantes utilizaram a internet nos EUA em 2000, o que representou um crescimento de 395% nos últimos três anos.

Os gastos com a compra de bilhetes aéreos, reservas de hotéis e aluguel de carros representaram um movimento de US$ 13 milhões no período.

João Paulo Lara de Siqueira apresentou os resultados de uma pesquisa realizada pelo Programa de Administração de Varejo (Provar), da Universidade de São Paulo, em conjunto com a e-bit, empresa de pesquisa de mercado pela internet.

De um universo de 900 internautas brasileiros, 67,6% já acessam a rede há mais de dois anos; 31,6% já compraram pela rede de uma a cinco vezes e 24,2% já compraram de seis a dez vezes.

No Brasil, as estimativas existam hoje de que oito a dez milhões de internautas, embora ainda não haja pesquisas sistemáticas.
O Fórum teve patrocínio da Braztoa e apoio da Fecomercio e do Grupo PANROTAS.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.