American Airlines compra TWA
American Airlines compra TWA Hoje, foi anunciada oficialmente a compra da Trans World Airlines pela American Airlines, que adquiriu US$ 500
Para que o negócio fosse fechado, a TWA – que estava passando por dificuldades financeiras nos últimos anos – decretou bancarrota. Atualmente, a TWA conta com 190 aeronaves e cerca de 800 vôos diários. Devem haver demissões, pois o acordo prevê que a American empregue apenas a maioria dos 20 mil funcionários da TWA.
Para o presidente e CEO da TWA, William Compton, “este é um dia triste e emocionante para a TWA”. Segundo ele, triste devido ao negócio significar o início do fim de um dos nomes mais antigos e tradicionais da aviação americana. Mas ao mesmo tempo, Compton destacou que essa era a melhor solução para os credores.
A TWA foi fundada em 1930, ainda como Transcontinental and Western Air, resultado da fusão entre empresas criadas no final da década de 20, como a Tat, Maddux, Standard Airlines e a mais antiga e importante delas, a Western Air Express, de 1926.
Já como Trans World Airlines, a companhia acumulou marcos importantes na aviação. Aqui vão alguns deles: primeira empresa a transportar passageiros de costa a costa nos EUA (1930), primeira companhia a voar com um avião pressurizado nos EUA (1940), dona da primeira frota inteiramente composta de jatos para vôos internacionais, primeira transportadora a operar o Boeing 747 em rotas domésticas (1970).